Sem atraso: estádio em Tóquio é aberto 7 meses antes da Olimpíada de 2020

O valor, de 1,4 bilhão de dólares, ainda ficou ligeiramente abaixo do orçamento aprovado

Tóquio — O novo Estádio Olímpico de Tóquio foi inaugurado neste domingo 15, sete meses antes do início dos Jogos Olímpicos organizados pelo Japão.

Com capacidade para 68.000 pessoas, o estádio foi inaugurado com a presença do primeiro-ministro do país, Shinzo Abe.

As obras duraram três anos e terminaram em novembro. O estádio custou 1,43 bilhão de dólares (cerca de 5,9 bilhões de reais), valor ligeiramente abaixo do orçamento aprovado. O projeto inicial chegou a ser descartado pelo governo por ser considerado caro demais.

O estádio foi erguido em um local antes ocupado pelo estádio usado pelo Japão para sediar os Jogos Olímpicos de 1964. Além de sediar as cerimônias de abertura e encerramento, o espaço receberá as provas de atletismo. (Veja imagens do novo estádio abaixo)

O espaço será o principal palco das Olimpíadas de 2020, que serão sediadas em Tóquio e acontecem de 24 de julho a 9 de agosto. Em seguida, o local também será usado para as Paralimpíadas, que acontecem de 25 de agosto a 6 de setembro.

Os responsáveis pelo projeto destacaram a ênfase no meio ambiente durante a construção. O telhado é sustentado com vigas de ferro e madeira. Junto com o círculo central descoberto, a estrutura dá a sensação de que os espectadores estão dentro de um grande ninho.

Dezenas de milhares de árvores estão sendo plantadas nos arredores do estádio para reforçar o desejo dos arquitetos de que a obra destaque a madeira e o verde presentes no projeto.

O estádio conta com um sistema para armazenar água das chuvas, que será utilizada para irrigar o campo e as árvores plantadas no lado externo.

O local será usado pela primeira vez no próximo dia 1º de janeiro com a decisão da Copa do Imperador, uma competição de futebol entre times japoneses. O torneio ainda está na fase semifinal e os finalistas serão definidos na próxima semana.

A última vez que o Japão sediou as Olimpíadas foi em 1964, também em Tóquio — a competição marcou as primeiras Olimpíadas sediadas em um país da Ásia. O país também sediou depois as Olimpíadas de Inverno de 1972, em Sapporo, e de 1998, em Nagano.

Suporte a Exame, por favor desabilite seu Adblock.