Como usar móveis rústicos em ambientes modernos

Encontre maneiras criativas de inserir móveis rústicos em cada ambiente de uma casa moderna sem medo de errar

Misturar estilos é uma forma de deixar o ambiente mais equilibrado e dar à sua casa um visual marcante.

Um cômodo contemporâneo pode ser composto por móveis rústicos, como um guarda-roupa antigo, uma cômoda ou mesa e cadeiras que são herança de família, por exemplo.

O rústico e o moderno são considerados antagônicos. Mas, se colocados lado a lado da maneira correta, podem deixar o espaço mais aconchegante e leve.

Ambiente rústico e moderno

Móveis e objetos de decoração rústicos são marcados pela grande presença de elementos da natureza, como madeira, fibras naturais, cerâmica e pedras.

Já a decoração moderna é notada pela presença de materiais mais leves, como móveis de vidro ou alumínio, além de peças contemporâneas de design.

Ao juntar o conforto da decoração rústica com a leveza do moderno, cria-se um contraste que deixa a casa elegante e sofisticada

Ambiente rústico e moderno

Na sala

A sala é composta por diversos elementos de decoração, como tapetes, luminárias, sofás, aparadores e mesas. Essa variedade de objetos proporciona diversas oportunidades de mesclar as duas tendências.

É possível fazer isso colocando no ambiente uma tapeçaria e cortinas rústicas, além de alguns móveis em madeira. Eles podem contrastar com luminárias modernas e cores suaves, que expressam uma atmosfera contemporânea.

Ambiente rústico e moderno

Na varanda

Áreas externas são locais ideais para decorar com elementos rústicos, por conta da proximidade desses ambientes com elementos da natureza.

Mas, para combinar esses objetos com uma atmosfera moderna, é preciso ter cautela. Como um ambiente rústico é marcado por móveis mais pesados, não se pode abusar deles se o intuito for unir os dois estilos.

Ambiente rústico e moderno

Como a decoração moderna pede móveis mais leves, é necessário equilibrar os elementos, de modo que um não se sobreponha o outro.

Utilizar vigas de madeira aparentes e paredes de pedra em contraste com um mobiliário moderno pode trazer a harmonia ideal para este tipo de ambiente.

Ambiente rústico e moderno

No quarto

Inserir elementos rústicos no quarto é um desafio. Além desse espaço possuir poucos móveis para diversificar, é preciso muito cuidado para não exagerar.

Combinar a rusticidade de móveis e instalações com madeira pode ser uma alternativa.

Ambiente rústico e moderno

O ideal é incorporar em um ambiente neutro e moderno apenas alguns toques que remetem a elementos da natureza. Ou inverter a proposta e compor paredes rústicas, de tijolo aparente, com móveis modernos.

Cenário rústico e moderno

Na medida certa

O importante na mistura de estilos em qualquer decoração é saber dosar as escolhas.

Misturar o rústico e o moderno apenas usando objetos de decoração com materiais característicos de cada estilo é uma ideia simples e menos arriscada.

Mas, para conquistar um resultado com mais personalidade, é preciso ousar. O objetivo deve ser equilibrar o conforto e originalidade das misturas a partir de escolhas bem planejadas. Para quem quer ir além, a união de móveis rústicos com contemporâneos pode dar um bom resultado.

Móveis rústicos e guarda roupa Móvel e guarda-roupa rústico

Móvel e guarda-roupa rústico (Paola Ribeiro/ Viva Decora/Divulgação)

Quem deseja criar ambientes personalizados pode unir elementos como o ferro e o vidro, que fazem uma transição entre os dois estilos de forma marcante.

Apoie a Exame, por favor desabilite seu Adblock.