Barcelona ignora Corinthians e Vasco ao citar os maiores clubes do Brasil

Clube catalão anuncia jogo contra o Internacional, em julho – a "revanche" do Mundial de 2006

São Paulo – Uma reportagem publicada no site oficial do Barcelona está gerando polêmica ao “eleger” os seis maiores clubes de futebol do Brasil, deixando de fora equipes tradicionais como Corinthians, Vasco, Botafogo, Fluminense, Cruzeiro e Atlético.

A matéria anuncia que o time catalão vai disputar uma partida contra o Internacional no dia 26 de julho, em Munique, na Alemanha, pela Copa Audi 2011. O jogo servirá como sequência da pré-temporada do Barcelona. O site lembra que os colorados venceram por 1 a 0 o último confronto entre as duas equipes no Mundial de Clubes, em 2006.

Ídolos do Internacional também são citados, como Falcão (o atual técnico) ,Taffarel (ex-goleiro da seleção brasileira campeã em 94), Lucio (atual zagueiro da seleção) e Dunga (capitão da seleção campeã em 94 e técnico na Copa de 2010).

A polêmica surge no momento em que a reportagem diz que “a equipe de Porto Alegre, São Paulo, Santos, Flamengo, Palmeiras e seu grande rival estadual, o Grêmio, são os grandes clubes do Brasil, que dominam e têm dominado historicamente os campeonatos nacionais e também possuem os melhores resultados nos campeonatos mundiais”.

O texto não cita nenhum ranking oficial para justificar os times citados. Se o critério for tamanho da torcida, os seis maiores clubes, segundo o DataFolha, são: Flamengo, Corinthians, São Paulo, Palmeiras, Vasco e Cruzeiro.

Já o ranking nacional de clubes 2011, divulgado em dezembro pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF), indica que os seis primeiros são: Grêmio, Corinthians, Flamengo, Vasco, São Paulo e Atlético. Essa classificação só leva em conta os campeonatos organizados pela entidade.

Os torcedores dos clubes que foram ignorados pela reportagem estão reclamando nas redes sociais. O Corinthians, que completou 100 anos em 2010, planejava inclusive fazer um amistoso festivo contra o clube espanhol neste mês. A partida não aconteceu e agora, além de não ter o nome mencionado no site da equipe catalã, o clube paulistano recebe a notícia de que outra equipe brasileira, o Internacional, disputará um jogo contra o Barcelona.

Apoie a Exame, por favor desabilite seu Adblock.