Esporte

Sensação no Rio Open, João Fonseca já foi pupilo de Federer e número 1 em ranking mundial

Tenista com uma relação especial com o Rio Open, Fonseca tornou-se o primeiro tenista nascido a partir de 2006 a vencer uma partida na elite do tênis profissional

Fonseca: "O Rio Open me inspirou a jogar tênis quando eu era uma criancinha" (Redes Sociais/Reprodução)

Fonseca: "O Rio Open me inspirou a jogar tênis quando eu era uma criancinha" (Redes Sociais/Reprodução)

Antonio Souza
Antonio Souza

Repórter da Home e Esportes

Publicado em 23 de fevereiro de 2024 às 15h57.

Última atualização em 23 de fevereiro de 2024 às 16h12.

Sensação do Rio Open 2024, o carioca João Fonseca, de apenas 17 anos, já é um fenômeno no tênis mundial. Após as quedas precoces do espanhol Carlos Alcaraz e do suíço Stan Wawrinka, todas as atenções estão para o jovem que pode ser o primeiro brasileiro a vencer a competição.

Tenista com uma relação especial com o Rio Open, Fonseca tornou-se o primeiro nascido a partir de 2006, a vencer uma partida na elite do tênis profissional. Após a vitória diante do francês Artur Fills na última quarta-feira, ele subirá para 437º no ranking ATP, superando o espanhol Rafael Nadal, atual 652º colocado.

"O Rio Open me inspirou a jogar tênis quando eu era uma criancinha". "Venho desde a primeira edição, é muito especial para mim. Estar aqui diante de toda a minha família, de todos os meus amigos, basicamente todo mundo que eu conheço, me deixou muito feliz, disse Fonseca em entrevista coletiva.

Quem é João Fonseca?

Nascido em 2006, João Fonseca é uma das maiores promessas do tênis brasileiro. No ano passado, foi campeão do US Open na categoria juvenil e encerrou a trajetória como número 1 do mundo entre os jovens, levando o troféu simbólico de “campeão mundial” da Federação Internacional de Tênis (ITF, na sigla em inglês).

Em 2022, com apenas 15 anos, disputou alguns torneios Challenge, categoria abaixo do nível ATP. O grande convite veio da organização do Rio Open em 2023, sua primeira participação na elite do tênis.

Nesta sexta-feira, Fonseca enfrenta o argentino Mariano Navone, buscando uma vaga inédita na semifinal. Após a vitória contra Cristian Garin que deu a classificação para as quartas, ele destacou o momento na competição.

"Acho que estou vivendo um sonho, não caiu um pouco a ficha ainda, mas eu quero continuar nesse sonho cada vez mais. Estou muito feliz com a minha trajetória até aqui, estou feliz com o jogo que eu estou jogando do jeito que eu evoluí de um ano para cá não só tecnicamente, mas também fisicamente e mentalmente também, estou muito mais maduro", disse Fonseca. 

Pupilo de Federer

A trajetória de João Fonseca também já chamou atenção de um dos grandes nomes do esporte, como suíço Roger Federer. O brasileiro é patrocinado pela marca esportiva ON, pertencente ao ex-tenista, e que a polonesa Iga Swiatek e a jovem estrela americana Ben Shelton.

Acompanhe tudo sobre:Tênis (esporte)

Mais de Esporte

Miami Heat vai oferecer experiência aos fãs com pacotes exclusivos de viagem

“Tropeirada da Massa” estará presente na grande final em Buenos Aires

Tenista Iga Swiatek testa positivo no antidoping e é suspensa por um mês

Jogos de hoje, quinta-feira, 28: onde assistir ao vivo e horários