Piloto Felipe Drugovich é campeão mundial de Fórmula 2
O brasileiro de Maringá (PR) tinha uma folga de 69 pontos na liderança da tabela de classificação em relação ao rival Theo Pourchaire
Agência Brasil
Publicado em 11 de setembro de 2022 às 11h36.
O piloto paranaense Felipe Drugovich confirmou a conquista do título mundial de Fórmula 2 neste sábado, 10. O palco foi o Autódromo de Monza, na Itália. Guiando um carro da equipe holandesa MP Motorsport, ele se tornou o primeiro brasileiro campeão Fórda história da mula 2, a última categoria antes da Fórmula 1.
Antes da corrida, o brasileiro de Maringá (PR) tinha uma folga de 69 pontos na liderança da tabela de classificação em relação ao rival Theo Pourchaire. Felipe Drugovich largou em 12º e teve que abandonar a corrida depois de uma batida nos primeiros instantes da prova. O piloto francês também largava no meio do pelotão, em 14º, e precisava chegar pelo menos em quinto para adiar a decisão do título. Pourchaire tentou uma corrida de recuperação, mas finalizou apenas em 17º, sem marcar pontos. Assim, a festa verde e amarela estava garantida com três provas de antecedência. A corrida sprint foi vencida por Juri Vips da Hitech, seguido por Frederik Vesti companheiro de equipe de Pourchaire na ART, e fechando o pódio o piloto da Prema Jehan Daruval a.
“Foi uma corrida estranha. Não tínhamos muito o que fazer depois da curva 4 porque eu fui empurrado para a grama e obrigado a abandonar”, disse Felipe Drugovich à própria equipe de assessoria de imprensa. “Fechar o campeonato assim é diferente, mas muito bom também, porque mostramos que fomos fortes ao longo do ano. Agora vamos nos preocupar em conquistar também o campeonato de equipes”.
Na temporada, o brasileiro venceu a corrida da Arábia Saudita, as duas provas em Barcelona, a prova principal em Mônaco e em Zandvoort, nos Países Baixos. Dos seis campeões da Fórmula 2, quatro chegaram à F1: Charles Leclerc (2017), George Russell (2018), Mick Schumacher (2020) e Oscar Piastri (2021).
LEIA TAMBÉM:
Fórmula 1: veja os horários e onde assistir ao GP da Itália
GP da Holanda: Em casa, Verstappen vence com ultrapassagem no fim e faz a festa da torcida na F1