Exame logo 55 anos
Remy Sharp
Acompanhe:

Maradona compara morte de Fidel à de seus pais

Os dois se conheceram em um centro de saúde e se tornaram amigos

Modo escuro

Diego Maradona: "Depois da morte dos meus velhos, essa é a maior dor" (Paolo Bruno/Getty Images)

Diego Maradona: "Depois da morte dos meus velhos, essa é a maior dor" (Paolo Bruno/Getty Images)

E
Estadão Conteúdo

Publicado em 26 de novembro de 2016 às, 13h27.

Zagreb - O Centro Internacional de Salud La Pradera uniu para sempre duas das mais carismáticas figuras públicas latino-americanas contemporâneas. Foi lá que Diego Maradona se tratou da dependência de cocaína, em 2000, e onde conheceu Fidel Castro. A partir dali, os dois se tornariam amigos próximos e Maradona passaria a ser figurinha carimbada no país caribenho, onde morou por quatro anos.

Neste sábado, Maradona lamentou a morte do líder cubano, comparando a perda de Fidel à de seu pais. "Depois da morte dos meus velhos, essa é a maior dor. Porque quando na Argentina havia clínicas que me fecharam as portas, porque queriam a morte de Maradona, Fidel me abriu as portas de Cuba, de coração. O revolucionário número um foi Che, com Fidel na cabeça. Eu venho no pelotão de trás", afirmou, em entrevista ao canal fechado argentino Tyc Sports.

Mais de uma vez o craque argentino disse que só está vivo graças a Fidel, ainda que, no passado, a imprensa argentina tenha publicado reportagens dando conta de que Maradona consumia drogas mesmo dentro da clínica onde se recuperava em Cuba.

Hoje o ex-jogador se diz livre dos vícios. Ele está em Zagreb, torcendo pela Argentina na final da Copa Davis, de tênis, contra a Croácia. "É um dia horrível. Morreu o maior, o maior sem nenhuma dúvida. É muito chocante e muito terrível, porque ele foi como meu segundo pai", lembrou.

"Vivi quatro anos em Cuba e Fidel me chamava às duas da manhã para tomarmos um mojito e falarmos de política, ou de esportes, ou de qualquer coisa que acontecesse no mundo, e eu estava sempre disposto a falar. Essa é lembrança mais bonita que me resta", contou.

De acordo com Maradona, os dois não se viam há três anos. "Quando entrei, ele disse: 'Veio se despedir de mim, né?'. 'Não, maestro', respondi, gritando, porque ele me pegou de surpresa como se um saque do Del Potro tivesse acertado meu peito. Comecei a chorar, porque talvez ele tivesse mais razão do que eu."

Últimas Notícias

ver mais
Celeti HUB e Premiere anunciam parceria para fortalecer a experiência de TV por assinatura
Esporte

Celeti HUB e Premiere anunciam parceria para fortalecer a experiência de TV por assinatura

Há 14 horas
Corinthians sem hino? Editoras afirmam que direitos da música não pertencem ao time
Esporte

Corinthians sem hino? Editoras afirmam que direitos da música não pertencem ao time

Há 15 horas
Super App Inter é o novo patrocinador e banco oficial do Fortaleza 
Esporte

Super App Inter é o novo patrocinador e banco oficial do Fortaleza 

Há 15 horas
Tite diz sim ao Flamengo e pode assumir clube ainda em outubro
Esporte

Tite diz sim ao Flamengo e pode assumir clube ainda em outubro

Há 17 horas
icon

Branded contents

ver mais

Conteúdos de marca produzidos pelo time de EXAME Solutions

Exame.com

Acompanhe as últimas notícias e atualizações, aqui na Exame.

leia mais