Esporte

CR7 será homenageado como maior artilheiro de todos os tempos da Liga dos Campeões

Jogador atingiu a marca dos 140 gols em mais de 18 anos de carreira no futebol europeu

Cristiano Ronaldo, jogador português (FAYEZ NURELDINE/Getty Images)

Cristiano Ronaldo, jogador português (FAYEZ NURELDINE/Getty Images)

EFE
EFE

Agência de Notícias

Publicado em 27 de agosto de 2024 às 13h37.

Tudo sobreFutebol
Saiba mais

O atacante português Cristiano Ronaldo será homenageado na quinta-feira pela Uefa, em Mônaco, como o maior goleador de todos os tempos da Liga dos Campeões da Europa, competição em que marcou 140 gols em 183 jogos.

A Uefa anunciou que a entrega do prêmio por parte de seu presidente, o esloveno Alexander Ceferin, será realizada durante a cerimônia de abertura da temporada e o sorteio da Champions 2024-2025, a primeira em que a competição terá 36 clubes e não mais tem uma fase de grupos inicial.

O jogador, atualmente no Al-Nassr, da Arábia Saudita, atingiu a marca dos 140 gols em mais de 18 anos de carreira no futebol europeu como jogador de Sporting, Manchester United, Real Madrid e Juventus.

Ele supera o argentino Lionel Messi por 11 gols e o polonês Robert Lewandowski por 46, que o acompanham no topo da tabela de goleadores.

O português foi o artilheiro da Liga dos Campeões em sete temporadas, mais do que qualquer outro jogador, e seus registros incluem os oito gols que marcou na campanha triunfal do United em 2007/08 e os 15 que marcou na conquista do terceiro título consecutivo do Real em 2017/18. Ele também detém o recorde de gols em uma única temporada, com 17 gols em 2013/14.

Cristiano conquistou a Champions uma vez pelo Manchester e quatro pelo Real. Até hoje, é o único jogador que marcou em três finais diferentes (2008, 2014 e 2017).

Ele também detém o recorde de maior sequência de gols, tendo marcado em 11 jogos consecutivos, de junho de 2017 a abril de 2018, e possui oito hat-tricks.

Cinco vezes vencedor da Bola de Ouro e três vezes Jogador do Ano da Uefa, CR7 é o melhor marcador de todas as competições de clubes da Uefa (145 gols em 197 jogos) e o jogador com mais gols por seleções (130 gols em 212 jogos).

Aleksander Ceferin, destacou que "Cristiano Ronaldo é uma das estrelas mais brilhantes da UEFA Champions League" e que "os seus extraordinários gols na competição parecem destinados a resistir ao teste do tempo, representando um desafio extraordinário para as gerações futuras".

"Sua excelência sustentada ao mais alto nível é uma prova de sua busca incansável por títulos individuais e coletivos. Ao longo de mais de duas décadas, ele evoluiu e aperfeiçoou continuamente seu jogo, mantendo ao mesmo tempo sua paixão por marcar e comemorar gols. Seu profissionalismo, ética de trabalho, dedicação e capacidade de brilhar no grande palco são qualidades que os jogadores de futebol de todo o mundo deveriam aspirar a imitar", acrescentou.

Além do craque português, o ex-goleiro italiano Gianluigi Buffon será homenageado com o prêmio Presidente da Uefa, após uma carreira com o maior número de internacionalizações de todos os tempos, 176.

Acompanhe tudo sobre:Cristiano RonaldoFutebolFutebol europeu

Mais de Esporte

Dikembe Mutombo, lenda da NBA, morre aos 58 anos nos EUA

Hugo Calderano vence estreia no Grand Smash da China

Flamengo anuncia demissão de Tite; Filipe Luis assume o comando interinamente

Jogos de segunda-feira, 30 de setembro, onde assistir ao vivo e horários