O Guia EXAME Diversidade tem o apoio de:
- Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdades (Ceert)
Criado em 1990, o Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdades (Ceert) é uma organização não-governamental que produz conhecimento, desenvolve e executa projetos voltados para a promoção da igualdade de raça e de gênero. Para saber mais, acesse: http://www.ceert.org.br.
- Coalizão Empresarial para Equidade Racial e de Gênero
A Coalizão Empresarial para Equidade Racial e de Gênero tem como objetivo ser um espaço de debate, troca de experiências e estímulo à implementação e ao aprimoramento de políticas públicas e práticas empresariais, em um esforço coletivo para se promover a inclusão e a diversidade nas organizações. Almeja-se que a Coalizão seja um espaço pragmático para encontrar parceiros comuns e atuar na cadeia de valor, levando as questões para dentro dos relacionamentos e relações de negócios tanto com fornecedores quanto com clientes. É uma iniciativa do Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdades (Ceert), do Instituto Ethos, do Institute for Human Rights and Business (IHRB), com o apoio do Movimento Mulher 360, do Instituto Carrefour, do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e do programa Fundo Newton, oferecido pelo governo do Reino Unido e pelo Conselho Britânico. Para saber mais, acesse: www.equidade.org.br.
Criado em março de 2013, o Fórum é uma organização informal que reúne grandes empresas em torno do compromisso com o respeito e a promoção dos direitos humanos de lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais e tem como objetivo influenciar o meio empresarial e a sociedade a respeito desta temática. Tem como propósito articular empresas em torno do compromisso com o respeito e a promoção aos direitos humanos LGBTI+ e como objetivos:
- Aprimorar práticas de gestão empresarial para efetiva adição de valor às marcas das empresas participantes e seus stakeholders.
- Combater a LGBTfobia e seus efeitos prejudiciais às pessoas, aos negócios e à sociedade.
- Influenciar o meio empresarial e a sociedade na adoção de práticas de respeito aos direitos humanos LGBT.
Além de eventos periódicos para compartilhar as melhores práticas das empresas signatárias, fomentar o respeito à diversidade sexual e identidade de gênero e abrir espaços para diálogos entre empresas e a comunidade, o Fórum elaborou os “10 Compromissos para a Promoção dos Direitos LGBT”, que expressam o entendimento sobre o papel das empresas e uma agenda de trabalho. Para saber mais, acesse: www.forumempresaslgbt.com
Nos últimos anos, diversas empresas vêm buscando promover a diversidade e a ampliar a participação feminina no ambiente corporativo. Para potencializar e acelerar esta trajetória, o Movimento Mulher 360 foi criado, em 2011, a partir de uma iniciativa do Walmart.
Em 2015, o Movimento ganhou força e se tornou uma associação independente sem fins lucrativos, formada por meio da união entre organizações protagonistas do cenário empresarial brasileiro, comprometidas em promover a equidade de gênero e o aumento da participação feminina no ambiente corporativo, nas comunidades e na cadeia de valor.
Com a missão de contribuir para o empoderamento econômico da mulher brasileira em uma visão 360 graus, através do fomento, da sistematização e da difusão de avanços nas políticas e nas práticas empresariais e do engajamento da comunidade empresarial brasileira e da sociedade em geral, tem como sócio-fundadoras as seguintes empresas: Bombril, Cargill, Coca-Cola, DelRio, Diageo, Johnson&Johnson, Natura, Nestlé, PepsiCo, Santander, Unilever e Walmart. Para saber mais, acesse: movimentomulher360.com.br
- Rede Empresarial de Inclusão
Em 2 maio de 2012, no 26º FÓRUM DE EMPREGABILIDADE SERASA EXPERIAN, com a participação de mais de 60 empresas e da Organização Mundial do Trabalho (OIT), foi lançada a ideia da criação de uma rede nacional de empregadores de pessoas com deficiência. Devido ao fato das políticas e práticas de Inclusão Social e de Diversidade serem importantes pontos de atenção para os participantes do Fórum, além de parte significativa do dia a dia das empresas e das cidades brasileiras, algumas das empresas participantes deste Fórum se voluntariaram a integrar a iniciativa de criação da Rede.
Accenture, Ernst & Young Terco, Dow, GTCON, GPA, IBM Brasil, Magazine Luiza, JLL, Natura, Raia Drogasil, Serasa Experian e TozziniFreire Advogados se engajaram nesse objetivo, que culminou na fundação da Rede Empresarial de Inclusão Social. Esse grupo inicial de empresas hoje compõe o Grupo Diretor da Rede Empresarial, chancelada e reconhecida pela Organização Mundial do Trabalho.
Além das 12 empresas que compõem o Grupo Diretor, há atualmente mais de 100 empresas integrantes da Rede Empresarial. As organizações do Terceiro Setor e as autarquias governamentais também participam como convidados dos encontros da Rede que visam abarcar o máximo de segmentos com vistas ao cumprimento de sua importante missão. Para saber mais, acesse: http://www.redeempresarialdeinclusao.com.br
Contudo, ser uma empresa associada a uma das organizações parceiras em nada favorece a pontuação da empresa no Guia, seguindo todas os mesmos critérios.