Revista Exame

Guia EXAME de Diversidade 2021: Inscrições abertas

O GUIA premiará em sua 3ª edição empresas em prol de equidade de gênero e racial, inclusão de pessoas com deficiência e direitos LGBTI+. A participação é gratuita

POR QUE PARTICIPAR

Guia EXAME de Diversidade é uma publicação pioneira no Brasil. O objetivo é avaliar, por meio de uma pesquisa online, e reconhecer publicamente as melhores práticas de diversidade e inclusão das empresas nos mais diversos setores no Brasil.

As inscrições para a terceira edição do Guia estão abertas até 11 de março de 2021. A participação é gratuita e oferece um relatório de desempenho exclusivo.

As empresas participantes serão reconhecidas por sua atuação em prol da equidade de gênero e racial, da inclusão da pessoa com deficiência e da promoção dos direitos LGBTI+.

Além do reconhecimento, a participação também funciona como uma ferramenta de diagnóstico importante. Todas as participantes que preencherem todo o questionário terão acesso gratuito a um relatório de desempenho; além disso, podem comparar o próprio status com a média das participantes nos diversos aspectos do questionário.

A reportagem com o resultado da primeira edição, publicada em abril de 2019, pode ser lida aqui. Já da segunda edição, publicada em junho de 2020, pode ser lida aqui.

METODOLOGIA

O questionário de avaliação do Guia EXAME de Diversidade avaliará a promoção da diversidade e inclusão nas empresas considerando quatro níveis de adesão:

  1. Cumprimento ou tratativa inicial;
  2. Iniciativas e práticas;
  3. Políticas, procedimentos e sistemas de gestão;
  4. Eficiência.

São ao todo 11  itens de avaliação: estratégias para a promoção da diversidade e inclusão, diversidade e governança, cultura organizacional, acessibilidade, gestão da inclusão na cadeia de suprimentos, relacionamento com clientes ou consumidores, programa de diversidade, inclusão de pessoas com deficiência, promoção da equidade de gênero, promoção da equidade racial e promoção dos direitos LGBTI+.

Além da identificação das ações desenvolvidas pelas empresas, a avaliação considerará o desempenho quantitativo das companhias, que apresentarão o perfil de diversidade da liderança e de seus quadros funcionais. Entendemos que a disponibilização de dados para o processo ainda é um desafio para as empresas. Nesse sentido, o peso da avaliação dos dados quantitativos e qualitativos permanece de 30% e 70%, respectivamente.

A partir da análise do desempenho geral, setorial e por aspecto de diversidade, a companhia participante poderá ser reconhecida publicamente entre as melhores em seu setor ou por sua atuação em prol da equidade de gênero, da equidade racial, da inclusão da pessoa com deficiência, e da promoção dos direitos LGBTI+.

Além disso, como novidade para esta edição, estará o reconhecimento das empresas pela evolução no desempenho em diversidade e inclusão. Entre as melhores será escolhida a empresa de maior destaque do Guia Exame Diversidade.

A metodologia do Guia Exame Diversidade foi criada a partir da adaptação da série de guias temáticos desenvolvidos por parceiros.

INSCRIÇÃO E CRONOGRAMA

O processo da 3ª edição segue até 4 de março de 2021, com a previsão de divulgação do reconhecimento em agosto de 2021.

Para participar do processo de avaliação, a empresa terá de responder o questionário pela plataforma on-line e submeter a planilha com os dados de perfil de diversidade de seus quadros. As instruções de acesso são:

  1. Conheça o regulamento da terceira edição [em atualização] e a política de uso dos Indicadores, que pressupõem que o usuário responsável pelo preenchimento tem autorização expressa de sua empresa para responder o questionário do Guia Exame Diversidade.
  2. Acesse o site;
  3. Ingresse usando seu login e sua senha. Novos usuários devem cadastrar-se na plataforma. O login será o e-mail informado e a senha deverá ser criada pelo próprio usuário. Importante: o sistema irá enviar um link para a ativação do seu cadastro. Caso demore a receber a mensagem, verifique sua caixa de spam;
  4. Cadastre sua empresa no sistema ou recupere o cadastro já efetuado. O cadastro da empresa é identificado sempre por seu CNPJ. A alteração dos dados do responsável pela empresa no sistema é realizada por procedimento específico indicado no próprio sistema;
  5. Acesse a opção “Autodiagnóstico” e selecione o questionário Guia EXAME de Diversidade em “Guias Temáticos”;
  6. Após a seleção do questionário Guia EXAME de Diversidade, aperte o botão “responder questionário qualitativo” e inicie o preenchimento. As respostas são salvas automaticamente pelo sistema.
  7. O preenchimento dos dados quantitativos pode ser feito a qualquer tempo pela opção “responder questionário quantitativo”. Ao fazê-lo, baixe a planilha, responda os dados disponíveis, salve as respostas e faça o upload do arquivo. No caso de dados quantitativos não disponíveis, deixe os campos de resposta vazios. O preenchimento dos dados quantitativos deve ser realizado, igualmente, até 11 de março;
  8. O relatório de diagnóstico individual estará disponível assim que as respostas forem liberadas, em formato on-line ou em pdf. Como trata-se do resultado de auto avaliação que será posteriormente apurada, pedimos às empresas que mantenham sigilo sobre seu desempenho e as demais informações obtidas por meio do relatório de diagnóstico.
  • Etapa 2: Análise do desempenho 

Entre abril e maio, analisaremos as respostas e selecionará os destaques gerais, setoriais, por aspecto de diversidade e por evolução de desempenho. Nota de confidencialidade: as empresas que não forem selecionadas para a etapa de apuração jornalística não terão seus nomes divulgados publicamente.

  • Etapa 3: Apuração jornalística 

Em junho de 2021, as empresas selecionadas na análise de desempenho, serão contatadas pela Exame para apresentar evidências das informações prestadas no questionário e confirmar os melhores desempenhos e destaques. É válido ressaltar que os dados quantitativos inseridos na plataforma não serão divulgados na reportagem sem autorização da empresa inscrita.

  • Etapa 4: Avaliação por especialistas

Os resultados da pequisa serão compartilhados com especialistas da Coalizão Empresarial pela Equidade Racial e de Gênero, do Fórum de Empresas e Direitos LGBT+, do Movimento Mulher 360 e da Rede Empresarial de Inclusão Social, que se reunirão para comentar e validar as conclusões da pesquisa.

A partir da consolidação de todos os resultados e avaliações realizadas, EXAME irá reconhecer as empresas que receberão destaque no Guia EXAME de Diversidade.

Todo o processo de participação é gratuito. Inscreva a sua empresa e participe até 11 de março de 2021.

Webinar Guia Exame de Diversidade 2021: No no dia 02 de fevereiro, às 17h, um webinar explicativo sobre esse novo ciclo de aplicação, contando com a presença dos nossos parceiros, será realizado nos canais da EXAME. 

CONTATO

Entre em contato com a nossa equipe para tirar dúvidas sobre o Guia EXAME de Diversidade pelo email diversidade@exame.com