- Últimas notícias
- Revista EXAME
- YPO - Líderes Extraordinários
- Exame IN
- Brasil
- Clima
- PME & Negócios
- Exame CEO
- ExameLab
- Bússola
- Casual
- Inteligência Artificial
- Ciência
- Economia
- Colunistas
- Esfera Brasil
- Exame Agro
- Inovação
- Marketing
- Melhores e Maiores
- Mundo
- Mercado Imobiliário
- Net Zero
- POP
- Esporte
- Seguros
- Tecnologia
- Vídeos
- Expediente
Para furar bolha do mercado financeiro, empresa vende títulos com viés ESG
A securitizadora Grupo Gaia lança uma nova marca, que já nasce com mais de R$ 20 bilhões em operações
Modo escuro
João Paulo Pacífico, CEO do Grupo Gaia: securitizadora lança nova empresa para reforçar compromissos em ESG (Grupo Gaia/Divulgação)
Publicado em 23 de abril de 2021 às, 18h47.
Última atualização em 23 de abril de 2021 às, 19h12.
O Grupo Gaia, conjunto de empresas que atuam no mercado financeiro e imobiliário, anunciou o lançamento da Planeta Securitizadora, companhia que assumirá a atuação financeira do grupo, até então voltada para produtos imobiliários e do agronegócio sustentável. O grande objetivo da mudança de nome e criação da nova empresa é replicar o compromisso ambiental, já enraizado no Grupo Gaia, para novos produtos a partir de agora, em especial os voltados para o crédito rural.
A Planeta trabalhará com a emissão de títulos antes feita pelo Grupo Gaia, como recebíveis imobiliários (CRI), do agronegócio (CRA) e debêntures financeiras, de maneira totalmente online. “As securitizadoras em geral estão passando por um momento de intensa digitalização, e mergulhamos nesse momento agora também com a Planeta”, diz Guilherme Costa, presidente da Planeta. Como securitizadora, a empresa assume o papel de converter dívidas de produtores, distribuidores de insumos e cooperativas em títulos comercializáveis no mercado de capitais.
Apesar de fazer parte do grupo, a nova empresa será independente, o que irá permitir que o grupo passe a administrar apenas produtos vinculados ao impacto socioambiental, enquanto a Planeta ficará responsável pelos títulos financeiros com viés sustentável. Com isso, o Grupo Gaia ganhará até mesmo um novo nome: Gaia Impacto.
Histórico social
A relação do Grupo Gaia com as finanças de impacto já é de longa data, segundo João Paulo Pacífico, fundador do grupo. A securitizadora já trabalhou com um dos primeiros blended finance do país, no que foi considerada a primeira emissão de uma debênture de impacto social, ainda em 2018. Foram 5 milhões de reais captados para a reforma de moradias em comunidades carentes.
“Desde o primeiro momento, queríamos mostrar que o mercado financeiro também pode ser positivo, mesmo com todo o tradicionalismo”, diz. Na lista de empresas que já trabalharam com as emissões do Grupo Gaia estão nomes como Cyrela, Basf e Dasa.
Apesar de não levar Impacto no nome, a nova empresa também tem relação direta com o ESG, segundo Costa. "A ideia é vincular o mercado financeiro tradicional ao olhar humano. Não vamos perder o DNA que herdamos do grupo”, diz. Com a nova empresa, a Gaia também passa a aceitar capital vindo de gestoras parceiras e investidores, e, com isso, espera crescer 50% até o final do ano — a empresa não divulga o faturamento do ano anterior. “Queremos manter um ritmo "startup" de crescimento”, diz.
Na Gaia Impacto, o objetivo continuará sendo o uso de instrumentos financeiros para gerar impacto socioambiental. "Para nós, o que realmente vale é fazer a Faria Lima entender que de nada adianta prosperar, se ainda há fome e desigualdade", diz Pacífico. "Nossa intenção é movimentar, modificar e transformar esse cenário, seja ajudando projetos de impacto, seja facilitando o crédito para um pequeno produtor rural".
Esteja sempre informado sobre as notícias que movem o mercado. Assine a EXAME
Últimas Notícias
Branded contents
Conteúdos de marca produzidos pelo time de EXAME Solutions
Com copos de plástico reciclado coletado no litoral brasileiro, Corona estreia no Primavera Sound
Com itens personalizados, Tramontina usa expertise para aproveitar alta dos presentes de fim de ano
Suvinil investe para criar embalagens e produtos mais sustentáveis
Inovação em nuvem e IA: a aposta da Huawei Cloud para o Brasil
Acompanhe as últimas notícias e atualizações, aqui na Exame.