ESG
Acompanhe:

Impactos das mudanças climáticas: Time to Act lança filtros de redes sociais e incentiva doações

O usuário de redes sociais poderá escolher entre os temas inundação, queimada, poluição e aquecimento e compartilhar vídeos-depoimento ou foto em seu perfil

Mudanças climáticas incentiva criação de filtros para redes sociais e doações de usuários (Leonhard Foeger/Reuters)

Mudanças climáticas incentiva criação de filtros para redes sociais e doações de usuários (Leonhard Foeger/Reuters)

M
Marina Filippe

Publicado em 27 de outubro de 2022, 09h01.

A produtora Time to Act (TTA) criada pela ativista ambiental e produtora Luciana Brafman, lança em novembro a Climate Dreams, uma ferramenta de filtros de redes sociais com criação artística de Marcello Dantas que ilustra emergências climáticas. Quem usar os filtros poderá ainda optar por fazer doações para causas relacionadas ao clima.

O usuário de redes sociais poderá escolher entre os temas inundação, queimada, poluição e aquecimento e compartilhar vídeos-depoimento ou foto em seu perfil do Instagram ou TikTok, fazendo com que sua imagem aborde causas ambientais e situações reais, consequências das mudanças climáticas.

“Trabalho há mais de 20 anos com produção audiovisual, e sempre tive vontade de unir minha profissão a uma causa social e ambiental, usando entretenimento e arte para ampliar as vozes de jovens ativistas e engajar aqueles que ainda não estão atentos à  emergência climática, promovendo responsabilidade social e incentivando o ativismo pacífico. Assim surgiu a Time to Act. Mais do que promover a conscientização sobre questões ambientais, minha missão é beneficiar ONGs e instituições que lutem pela causa, criando assim mudanças efetivas no mundo”, diz Luciana Brafman.

O pré-lançamento dos filtros acontece durante a COP27 (Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas), de 06 a 18 de novembro, no Egito, por meio da instalação Climate Dreams Box, uma caixa na qual o usuário poderá entrar e testar a ferramenta. “A ideia é fomentar a experimentação e compartilhamento dos ativistas e comunidade ambientalista presentes na COP, e transformar esse projeto em algo itinerante, instalando Climate Dreams Boxes pelo mundo”, diz Luciana.

O lançamento oficial dos filtros acontece também nos dias 25, 26, 27/11, no Espaço Pivô, em São Paulo, com uma instalacao imersiva, o curta-documentário “Uma Breve História do Ativismo”, o videoclipe da música “Para Onde Vamos”, com participação de nomes como Zélia Duncan, Zeca Baleiro, Roberta Sá e Arnaldo Antunes, e duas Climate Dreams Boxes.

A exposição Climate Dreams é a aberta ao público e a entrada é gratuita. O espaço Pivô fica na Av. Ipiranga, 200, no Edifício Copan, no Centro de São Paulo. Já os filtros serão abertos no Instagram e TikTok em 25/11.

Doações

Apesar de faltar alguns dias para o lançamento da ferramenta, as doções já estão disponíveis no site da Time To Act. Ao clicar no link, haverá um direcionamento para a página de doação da SOS Amazônia Fund, sendo possível doar em dólar, euro ou libra.