Exame logo 55 anos
Remy Sharp
Acompanhe:

Como pais e mães percebem a rotina de trabalho com bebês, segundo pesquisa

A marca de cuidados infantis Huggies, da fabricante de bens de consumo Kimberly-Clark, divulga o estudo Parentalidade Real, em parceria com o instituto On the Go

Modo escuro

Pais e mães falam de mudanças na vida após nascimento dos filhos (Halfpoint Images/Getty Images)

Pais e mães falam de mudanças na vida após nascimento dos filhos (Halfpoint Images/Getty Images)

M
Marina Filippe

Publicado em 14 de agosto de 2022 às, 08h00.

Última atualização em 14 de agosto de 2022 às, 09h22.

A marca de cuidados infantis Huggies, da fabricante de bens de consumo Kimberly-Clark, lançou o reposicionamento global Bebê, estamos juntos nessa, que visa explorar as descobertas da vida, celebrando suas conquistas de forma real. E, para ajudar a dar luz às percepções e motivações de mães e pais brasileiros sobre a realidade com as crianças, a marca divulga o estudo Parentalidade Real, em parceria com o instituto On the Go.

Entre os dados do estudo, há uma parte focada nos pais, que de acordo com as entrevistas, estão menos inseguros (52%) com o futuro das crianças e se mostram mais familiarizados com as tarefas de ordem prática, como lavar louça (74%) ou cozinhar (47%). A hora do banho, da alimentação e da troca de fraldas fica por conta deles com, respectivamente, 83%, 82% e 81%.

“Os costumes e as percepções variam de acordo com a região, e o estudo permeou os hábitos de diversas famílias. Com isso, conseguimos compreender ainda mais as diferentes formas que os pais encaram o desafio e influenciam nas descobertas e rotinas dos pequenos”, afirma Gabriela Jacob, líder de Consumer Insights da Kimberly Clark.

Rotina de mães e pais

Algumas das mudanças que a chegada de um bebê traz estão relacionadas também à nova rotina e à configuração da casa, que aos poucos vão se adaptando com a presença de um novo membro. Nesse cenário, para a maioria dos entrevistados, na medida do possível, a casa está organizada (65%), porém, em níveis menores para as mães solo (38%).

Sobre as demandas do dia a dia, os homens (76%) e os iniciantes (69%) dizem ser mais proativos nos serviços domésticos e nas idas ao mercado (ambos 52%). Além disso, dos entrevistados, os parceiros (as) são os principais colaboradores (46%) na atenção ao bebê, de forma mais significativa para os homens (57%). Já a ajuda dos familiares é essencial para mães solo (43%).

Além disso, entre os entrevistados, 93% disseram que ser pai ou mãe se tornou a coisa mais importante da vida deles, 91% que não sabiam o que era amar incondicionalmente até ter um filho e 90% que descobriram a melhor versão depois do nascimento do bebê. Por outro lado, diante das obrigações impostas, a maternidade também provoca sensação de culpa mais intensa para as mães solo (65%).

Quanto ao trabalho, 45% declararam que sempre trabalharam, e agora isso se tornou ainda mais importante, 17% disseram que precisaram sair do emprego; 12% trabalham, mas estão em busca de nova colocação para melhorar a renda; 12% estão desempregados; e 9% estão fazendo trabalho freelancer para completar a renda.

“Buscando conectar cada vez mais Huggies aos bebês e às suas famílias, o novo posicionamento reflete a realidade materna/paterna como ela é, com o bebê sendo o protagonista da rotina familiar. Queremos enfatizar que estamos com eles nessa jornada de descobertas com seus pais, apresentando um mundo de novidades. E, agora, com os estudos que levantamos e a pesquisa, trazemos um pouco dos anseios e da rotina das famílias”, reforça Carlina Gormezano, gerente de Marketing de Huggies no Brasil.

Últimas Notícias

ver mais
"Queremos chegar na COP30 liderando pelo exemplo", afirma ministra Marina Silva em Nova York
ESG

"Queremos chegar na COP30 liderando pelo exemplo", afirma ministra Marina Silva em Nova York

Há 13 horas
John Kerry: Espero que Lula cumpra as promessas feitas aos EUA
ESG

John Kerry: Espero que Lula cumpra as promessas feitas aos EUA

Há um dia
O trabalho digno é fundamental para a Agenda 2030, afirmam presidentes do Brasil e EUA
ESG

O trabalho digno é fundamental para a Agenda 2030, afirmam presidentes do Brasil e EUA

Há um dia
Em NY, Úrsula von der Leyen defende conexão climática entre Europa e Sul Global
ESG

Úrsula von der Leyen defende conexão climática entre Europa e Sul Global

Há um dia
icon

Branded contents

ver mais

Conteúdos de marca produzidos pelo time de EXAME Solutions

Exame.com

Acompanhe as últimas notícias e atualizações, aqui na Exame.

leia mais