Esfera Brasil

Um conteúdo Esfera Brasil

A expansão da competitividade global do Brasil

Robert Atkinson diz que o país precisa focar nos setores em que é capaz de se tornar, efetivamente, um líder global

 (Cris Faga/Getty Images)

(Cris Faga/Getty Images)

O economista Robert Atkinson é considerado um dos três pensadores da inovação mais importantes da atualidade. Ele é fundador e presidente do think tank Information Technology and Innovation Foundation (ITIF), que é reconhecido como o melhor think tank do mundo para políticas de ciência e tecnologia. A conexão entre inovação e políticas públicas definirá, sem dúvida, os rumos das maiores economias globais nas próximas décadas.

Quando esteve no Brasil, Robert Atkinson foi muito claro e enfático ao dizer que o país precisa focar nos setores em que é capaz de se tornar, efetivamente, um líder global. Na sua análise, esses setores são: a Agricultura de Precisão e a Indústria de Petróleo e Gás. Ele também mostrou grande preocupação com o fato do Brasil tentar se tornar líder em IoT (Internet of Things), por exemplo. Na sua análise, o que o Brasil precisa realmente fazer é focar naquilo que ele é bom, pois não vai conseguir ser líder global em tecnologias com altíssimo grau de sofisticação científica, como IoT, Computação Quântica, Blockchain, Inteligência Artificial ou Engenharia Genética. Ele acredita que o Brasil deve focar grande parte dos seus esforços na Agricultura, especialmente na chamada Agricultura de Precisão.

Agricultura de Precisão e a Quarta Revolução Industrial

A Agricultura de Precisão é um sistema de gerenciamento agrícola que aplica algumas tecnologias da Quarta Revolução Industrial (especialmente os sensores, satélites e drones) para otimizar os processos e aumentar a produtividade. Essa inovação pode ser considerada uma grande vantagem competitiva. A transmissão de dados em tempo real, por exemplo, permite o desenvolvimento de novas estratégias para a realização de procedimentos preventivos e para uma análise mais precisa sobre os resultados obtidos.

A Agricultura de Precisão, fundamentada na Quarta Revolução Industrial, fornece as ferramentas e os dados necessários para o desenvolvimento de pesquisas mais profundas e eficientes sobre a produção de alimentos, que é atualmente um dos temas de maior importância para todos os países. O Brasil pode expandir seu impacto global no Comércio Exterior se orientar suas estratégias e investimentos para ampliar seus conhecimentos sobre a Quarta Revolução Industrial, pois é esse o caminho que as economias mais avançadas estão percorrendo há pelo menos uma década. No caso específico da Agricultura de Precisão, é preciso formar mais profissionais com alto grau de qualificação tecnológica, e isso só será possível através da soma dos esforços de todos os stakeholders brasileiros, especialmente os gestores públicos, empresários, investidores e cientistas.

Mais de Esfera Brasil

Como reuniões do Copom e Fed devem influenciar trajetória de juros no Brasil e nos EUA

Como ficaria o desenho da Câmara dos Deputados com mudança na distribuição de assentos por estados

Criação de Autoridade Climática segue dividindo pontos de vista no governo

Imposto seletivo deve ser calibrado para conter consumo de álcool e tabaco, diz Banco Mundial