Exame logo 55 anos
Remy Sharp
Acompanhe:

Pesquisa governo de SP junho: Haddad tem 27%; Tarcísio, 17%; França, 14%; e Garcia, 11%

Veja os principais destaques da pesquisa eleitoral EXAME/IDEIA que ouviu 1.200 pessoas do estado de São Paulo entre os dias 3 e 8 de junho

Modo escuro

Continua após a publicidade
D
Da Redação

Publicado em 15 de julho de 2022 às, 11h47.

Leia abaixo os principais destaques da pesquisa eleitoral EXAME/IDEIA para o governo de São Paulo. Foram ouvidas 1.200 pessoas do estado de São Paulo entre os dias 3 e 8 de junho. As entrevistas foram feitas por telefone, com ligações tanto para fixos residenciais quanto para celulares. A margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número SP-08096/2022. A EXAME/IDEIA é um projeto que une EXAME e o IDEIA, instituto de pesquisa especializado em opinião pública. Leia o relatório completo.

Haddad larga na frente

A pesquisa eleitoral EXAME/IDEIA mostra que Fernando Haddad (PT) lidera as intenções de voto ao governo de São Paulo, com 27%, quando a pergunta é feita de forma estimulada, em que os nomes são apresentados previamente. Logo depois vem um pelotão considerado tecnicamente empatado pela margem de erro da sondagem: Tarcísio de Freitas (Republicanos), com 17%, Márcio França (PSB), com 14%, e Rodrigo Garcia (PSDB), que aparece com 11%.

Ainda de forma estimulada, a pesquisa testou um segundo cenário sem o nome de Márcio França. A simulação foi feita porque os arranjos estaduais da coligação nacional entre PT e PSB (com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e Geraldo Alckmin como vice) podem fazer com que ele saia da disputa ao Palácio dos Bandeirantes. Em uma eventual disputa sem França, o ex-prefeito de São Paulo amplia sua vantagem em relação aos demais nomes. Haddad tem 31% das intenções de voto, seguido do ex-ministro Tarcísio, com 17%, e do atual governador, Rodrigo Garcia, com 14%.

Petista tem vantagem no segundo turno

A pesquisa EXAME/IDEIA testou seis possíveis cenários de segundo turno. Haddad tem vantagem contra Garcia e Tarcísio. Na disputa contra o ex-ministro do governo do presidente Jair Bolsonaro, o petista está à frente dentro da margem de erro, portanto é considerado empate. Na batalha com França, ambos aparecem com 34% das intenções de voto. Na simulação feita entre França e Tarcísio, o psbista aparece na frente, mas dentro da margem de erro, assim como na disputa com Garcia. Em um cenário entre Tarcísio e o atual governador de São Paulo, o ex-ministro está com dois pontos percentuais a mais que o adversário, o que é considerado empate.

Senado: Datena e França na dianteira

Em uma eventual disputa ao Senado pelo estado de São Paulo, José Luiz Datena (PSC) está em primeiro lugar, com 19% das intenções de voto. Atrás do apresentador vem Márcio França, com 14%. O cenário é do tipo estimulado. Quando é espontâneo, em que os eleitores precisam dizer o primeiro nome que lhes vêm à mente, nenhum pré-candidato chega a dois dígitos. Datena está com 6%, Paulo Skaf (Republicanos) tem 3%, e França aparece com 2%.

EXAME/IDEIA não testou o nome de Sergio Moro (União Brasil) ao Senado porque ele ainda não anunciou oficialmente que pretende concorrer ao cargo. Além disso, na última quarta-feira, 7, o Tribunal Regional Eleitoral paulista suspendeu a transferência do título de eleitor dele do Paraná para São Paulo, impedindo que ele dispute as eleições pelo estado mais populoso do país. A decisão ainda cabe recurso no TSE.

Disputa entre Lula e Bolsonaro acirrada em SP

No maior colégio eleitoral do país, São Paulo, a disputa entre o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o presidente Jair Bolsonaro (PL) está mais acirrada que a nível nacional. Com um recorte feito apenas no estado mais populoso do Brasil, o petista tem 39% das intenções de voto, contra 35% de Bolsonaro, em uma simulação de primeiro turno estimulado, em que os nomes são apresentados aos entrevistados. Considerando a margem de erro da sondagem, que é de três pontos percentuais para mais ou para menos, os números são considerados empate técnico, apesar da vantagem de Lula. Nessa pesquisa, a amostra é a mesma do governo estadual, mas com registro junto ao TSE: BR-04855/2022.

LEIA TAMBÉM

Últimas Notícias

Ver mais
Pesquisa presidente junho: Lula tem 45%, e Bolsonaro, 36%, no primeiro turno

Pesquisas

Pesquisa presidente junho: Lula tem 45%, e Bolsonaro, 36%, no primeiro turno

Há um ano

Pesquisa governo do RS junho: Onyx tem 25%, e Leite, 20%

Pesquisas

Pesquisa governo do RS junho: Onyx tem 25%, e Leite, 20%

Há um ano

Pesquisa governo RJ junho: Castro tem 24%, e Freixo aparece com 23% das intenções de voto

Pesquisas

Pesquisa governo RJ junho: Castro tem 24%, e Freixo aparece com 23% das intenções de voto

Há um ano

Pesquisa governo de PE junho: Marília tem 24%, Raquel, 18%. Coelho e Ferreira aparecem com 12% cada

Pesquisas

Pesquisa governo de PE junho: Marília tem 24%, Raquel, 18%. Coelho e Ferreira aparecem com 12% cada

Há um ano

Continua após a publicidade
icon

Branded contents

Ver mais

Conteúdos de marca produzidos pelo time de EXAME Solutions

Lead Energy quer reduzir R$ 1 bi na conta de luz dos brasileiros até 2027

Lead Energy quer reduzir R$ 1 bi na conta de luz dos brasileiros até 2027

Ceará deve se tornar um dos maiores produtores do combustível do futuro

Ceará deve se tornar um dos maiores produtores do combustível do futuro

“O número de ciberataques tem crescido 20% ao ano”, diz a Huawei

“O número de ciberataques tem crescido 20% ao ano”, diz a Huawei

“A geração de energia caminha lado a lado com o desenvolvimento econômico”, diz Paulo Câmara

“A geração de energia caminha lado a lado com o desenvolvimento econômico”, diz Paulo Câmara

Exame.com

Acompanhe as últimas notícias e atualizações, aqui na Exame.

Leia mais