Economia

Vendas de carros na China têm forte queda em fevereiro, com demanda menor e guerra de preços

No mês passado, as vendas de carros de passeio no varejo totalizaram 1,095 milhão de unidades

Apenas as vendas de carros elétricos e híbridos somaram 388 mil unidades em fevereiro, com baixa de 12% na comparação anual (Gilles Sabrie/Bloomberg/Getty Images)

Apenas as vendas de carros elétricos e híbridos somaram 388 mil unidades em fevereiro, com baixa de 12% na comparação anual (Gilles Sabrie/Bloomberg/Getty Images)

Estadão Conteúdo
Estadão Conteúdo

Agência de notícias

Publicado em 8 de março de 2024 às 10h54.

As vendas de carros na China sofreram forte queda em fevereiro, afetadas pela demanda menor em função do feriado do ano novo lunar e a concorrência mais feroz no maior mercado automotivo do mundo.

No mês passado, as vendas de carros de passeio no varejo totalizaram 1,095 milhão de unidades, representando queda de 21% ante um ano antes e recuo ainda mais forte em relação a janeiro, de 46%, segundo dados da CPCA, como é conhecida a associação chinesa do setor pela sigla em inglês.

A CPCA atribuiu o fraco desempenho à fraqueza na procura por carros antes do feriado do ano novo chinês. Consumidores também estão retraídos após a última rodada de descontos oferecidos pelas montadoras, disse a associação.

Apenas as vendas de carros elétricos e híbridos somaram 388 mil unidades em fevereiro, com baixa de 12% na comparação anual. A americana Tesla entregou 60.365 carros feitos na fábrica em Xangai no último mês, seu pior resultado mensal desde o fim de 2022.

Já as exportações de carros elétricos e híbridos tiveram leve alta de 0,1% em fevereiro ante igual mês de 2023, mas caíram 20% em relação a janeiro. Somente a Tesla exportou 30.224 carros de fabricação chinesa, 4,25% menos do que em janeiro.

As exportações gerais de carros de passeio subiram 18% na comparação anual de fevereiro, a 298 mil unidades.

A CPCA disse esperar forte alta nas vendas e produção de carros em março ante o mês passado, visto que muitas montadoras provavelmente lançarão novos produtos depois do feriado do ano novo lunar.

Medidas oficiais com o objetivo de impulsionar o consumo e reduzir os custos de matérias primas para baterias de carros elétricos também devem contribuir para um bom desempenho em março, acrescentou a associação.

Acompanhe tudo sobre:VendasChinaCarros

Mais de Economia

AGU pede revisão de parte da decisão de Dino que liberou emendas

Câmara adia votação do pacote de corte de gastos após impasse com STF por emendas

Reforma tributária: após reunião com Haddad, Braga diz que trabalha para fechar relatório até amanhã

Ceron: idade mínima para reserva de militares está em “revisão” e isenção do IR fica para 2025