Varejo teve movimento 0,3% maior em novembro, diz Boa Vista

Essa é a sexta alta consecutiva

São Paulo - O movimento do comércio varejista no País cresceu 0,3% em novembro ante outubro, na série dessazonalizada, informou, nesta sexta-feira, 20, a Boa Vista Serviços, administradora do Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC). É a sexta vez consecutiva de avanço do indicador.

No acumulado de janeiro a novembro houve alta de 1,9% sobre igual período de 2012. Avaliando os últimos 12 meses, de dezembro de 2012 a novembro de 2013, contra os 12 meses terminados em novembro do ano anterior, de dezembro de 2011 a novembro de 2012, o indicador subiu 2,4%.

De acordo com a Boa Vista, o setor varejista registrou nos últimos anos um ciclo de dinamismo, resultado da relativa estabilidade da inflação no período, de políticas de redistribuição de renda e maior oferta de crédito pessoal.

No entanto, "a desaceleração na maioria dos segmentos modifica o quadro de forte expansão até então vivenciado pelo comércio" e deve, segundo a administradora, ter reflexos na tendência de crescimento mais moderada para o ano que vem.

Assim, a Boa Vista avalia que a expansão do comércio deve refletir em 2014 os efeitos negativos da pressão inflacionária, da perda do ritmo de criação de emprego e da desaceleração do rendimento médio da população ocupada no período.

Setores

O setor de Tecidos, Vestuários e Calçados foi o que apresentou a maior variação mensal, de 1,5%, com o dado já dessazonalizado. O segmento de Móveis e Eletrodomésticos aparece em seguida, com expansão de 0,7% em novembro ante outubro.

O setor de Supermercado, Alimentos e Bebidas ficou estável, enquanto o de Combustíveis e Lubrificantes recuou 0,5%.

Obrigado por ler a EXAME! Que tal se tornar assinante?


Tenha acesso ilimitado ao melhor conteúdo de seu dia. Em poucos minutos, você cria sua conta e continua lendo esta matéria. Vamos lá?


Falta pouco para você liberar seu acesso.

exame digital

R$ 12,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser.

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.
Assine

exame digital + impressa

R$ 29,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.

  • Edição impressa mensal.

  • Frete grátis
Assine

Já é assinante? Entre aqui.