Exame Logo

Vai faltar mão-de-obra no setor de cana brasileiro

Existem mais de 137 projetos para construção de novas usinas, que vão buscar funcionários de nível técnico, gerencial e executivo

EXAME.com (EXAME.com)
DR

Da Redação

Publicado em 9 de outubro de 2008 às 11h14.

O Brasil poderá enfrentar um grave problema de falta de mão-de obra na indústria sucroalcooleira nos próximos cinco anos. O crescimento do consumo de álcool combustível e açúcar nos mercados interno e externo despertou o interesse comercial dos empresários brasileiros e investidores internacionais nesse mercado.

No momento, existem mais de 137 projetos para construção de novas usinas e 40 em fase de implantação no país. De acordo com Jackson Soares, diretor do Grupo Joinder & Job, uma empresa especializada em Recursos Humanos, cerca de 60 mil vagas devem ser geradas pelo setor. A maioria dos postos serão para cargos técnicos, gerenciais e executivos. Para iniciar suas atividades, cada usina precisa de 1500 empregados diretos, isso se ela for totalmente automatizada. Caso contrário, este número pode dobrar, de acordo com o porte do empreendimento.

Veja também

A indústria sucroalcooleira nacional já enfrenta hoje dificuldades para preencher seus quadros profissionais em cargos de mão-de-obra especializadas, afirma Soares."Este problema está mais concentrado em estados como São Paulo e Minas Gerais, onde existe uma grande concentração de usinas", explica. Com novos projetos em outros estados, em especial o Mato Grosso e Goiás, o problema vai migrar para outras regiões, o que exigirá a importação de mão-de-obra de outros estados para atender a demanda, diz o diretor, que afirma ainda que crescimento desse segmento traz um quadro positivo, de grande valorização de profissionais técnicos e gerenciais.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Economia

Mais na Exame