Economia

União Européia e Mercosul definem próximos passos de negociações

São Paulo, 12 de novembro (Portal EXAME) União Européia e Mercosul retomaram nessa quarta-feira (12/11), em Bruxelas, as negociações para o acordo de livre comércio entre os dois blocos. O objetivo do encontro é estabelecer um cronograma para os próximos períodos de negociação, para que o acordo seja concluído até outubro do próximo ano. A […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de outubro de 2008 às 11h15.

São Paulo, 12 de novembro (Portal EXAME) União Européia e Mercosul retomaram nessa quarta-feira (12/11), em Bruxelas, as negociações para o acordo de livre comércio entre os dois blocos. O objetivo do encontro é estabelecer um cronograma para os próximos períodos de negociação, para que o acordo seja concluído até outubro do próximo ano.

A posição dos europeus, de acordo com a imprensa francesa, é de que as negociações entre os dois blocos estão atreladas ao processo multilateral da Organização Mundial do Comércio (OMC). O comissário europeu de comércio, Pascal Lamy, disse que é muito pequena a possibilidade de romper essa ligação, pois o volume de negócios entre os europeus e o bloco do cone sul é expressivo no âmbito multilateral. A União Européia quer a abertura dos mercados públicos do Mercosul.

O Mercosul, por sua vez, já preparou uma proposta para a área de compras governamentais, mas ela é pré-condição para uma maior abertura do mercado agrícola europeu.

A reunião conta com a presença do ministro das Relações Exteriores do Brasil, Celso Amorim, do ministro do Desenvolvimento, Luiz Fernando Furlan, de representantes de outros países do Mercosul, dos comissários europeus para o comércio e das Relações Exteriores.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Economia

Mercado de trabalho permanece aquecido e eleva desafios à frente

Caged: Brasil criou 232 mil vagas de trabalho em agosto

Pacote de auxílio econômico para companhias aéreas será de R$ 6 bi

Governo autoriza uso de aposentadoria complementar como garantia de empréstimo habitacional