Economia

UE firma parceria com Argentina para cadeias de valor de matérias-primas sustentáveis

Segundo von der Leyen, "é um grande passo em frente para as ambições climáticas da UE e é benéfico para a Argentina

Segundo o comunicado emitido pela Comissão, o acordo visa garantir o desenvolvimento de um fornecimento seguro e sustentável (JUAN MABROMATA/Getty Images)

Segundo o comunicado emitido pela Comissão, o acordo visa garantir o desenvolvimento de um fornecimento seguro e sustentável (JUAN MABROMATA/Getty Images)

Estadão Conteúdo
Estadão Conteúdo

Agência de notícias

Publicado em 13 de junho de 2023 às 18h44.

Última atualização em 13 de junho de 2023 às 18h54.

A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, e o presidente da Argentina, Alberto Fernández, assinaram nesta terça-feira, 13, um Memorando de Entendimento estabelecendo uma parceria entre as duas economias sobre cadeias de valor de matérias-primas sustentáveis. Segundo comunicado emitido pela Comissão, o acordo visa garantir o desenvolvimento de um fornecimento seguro e sustentável de matérias-primas necessárias para a energia limpa e a transição digital.

Acordo

A medida também visa desenvolver uma indústria sustentável de matérias-primas e apoiar a criação de valor agregado local, empregos de qualidade e crescimento econômico sustentável e inclusivo, para benefício mútuo de ambos os lados, afirma o documento.

Segundo von der Leyen, "é um grande passo em frente para as ambições climáticas da UE e é benéfico para a Argentina como um ator global chave na transição para a energia limpa. Uma parceria baseada em compromissos compartilhados para um futuro mais verde, digital e resiliente para todos".

A parceria visa: integração nas cadeias de valor de matérias-primas sustentáveis, inclusive por meio do desenvolvimento conjunto de projetos; cooperação em pesquisa e inovação ao longo das cadeias de valor de matérias-primas, incluindo conhecimento de minerais, minimização da pegada ambiental e climática e economia circular; implantação de infraestrutura hard e soft para desenvolvimento de projetos; fortalecimento de capacidades, educação e treinamento vocacional e desenvolvimento de habilidades ao longo de cadeias de valor de matérias-primas sustentáveis.

A Comissão já estabeleceu parcerias estratégicas sobre matérias-primas com o Canadá (junho de 2021), Ucrânia (julho de 2021), Cazaquistão e Namíbia (novembro de 2022).

Acompanhe tudo sobre:União EuropeiaAlberto FernándezArgentina

Mais de Economia

Câmara aprova urgência de PL de pacote de gastos com gatilhos para arcabouço e bloqueio de emendas

Em meio a críticas do mercado, Lula reclama de 'descréditos' e diz que PIB crescerá 3,5% em 2024

Senado aprova isenção de imposto para medicamentos importados