Trump deve escolher novo líder do Fed até início de novembro

Presidente americano tem uma entrevista marcada na quinta-feira com a atual chair do banco central dos Estados Unidos, Janet Yellen
Donald Trump: uma pesquisa feita pela Reuters mostra que uma estreita maioria disse esperar que Jerome Powell será escolhido (Aaron P. Bernstein/Reuters)
Donald Trump: uma pesquisa feita pela Reuters mostra que uma estreita maioria disse esperar que Jerome Powell será escolhido (Aaron P. Bernstein/Reuters)
S
Steve Holland, da ReutersPublicado em 17/10/2017 às 14:55.

Washington - O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, tem um grupo de cinco candidatos entre os quais escolherá o próximo chair do Federal Reserve e deve anunciar sua escolha antes de ir para a Ásia no início de novembro, disse uma fonte familiar com a situação nesta terça-feira.

Trump tem uma entrevista marcada na quinta-feira com a atual chair do banco central dos Estados Unidos, Janet Yellen, cujo mandato termina em fevereiro. Ela está entre os cinco candidatos, segundo a fonte.

Os outros incluem o seu principal assessor econômico, Gary Cohn; juntamente com o ex-diretor do Fed Kevin Warsh, o diretor do Fed Jerome Powell e o economista da Universidade de Stanford John Taylor.

Quando Trump se encontrar com Yellen, ele já terá feito reuniões com os outros candidatos, segundo a fonte.

A fonte também disse que anunciar a escolha antes de viajar para a Ásia em 3 de novembro dará tempo ao Senado para o processo de confirmação.

Em uma pesquisa feita pela Reuters com 40 economistas nos últimos dias, uma estreita maioria disse esperar que Powell --um advogado e ex-banqueiro de investimentos que é membro do Conselho de Diretores do Fed desde maio de 2012-- será escolhido.

A próxima escolha mais provável foi Kevin Warsh, que foi diretor do Fed durante a crise financeira.