Economia

Tarifa de ônibus teve o maior impacto na inflação de janeiro

Preço da passagem de ônibus subiu 2,84% em média, e foi responsável pelo maior impacto sobre o IPCA em janeiro

Passagem de ônibus: tarifas subiram em oito de 13 regiões pesquisadas pelo IBGE (Tânia Rêgo/ABr/Agência Brasil)

Passagem de ônibus: tarifas subiram em oito de 13 regiões pesquisadas pelo IBGE (Tânia Rêgo/ABr/Agência Brasil)

EC

Estadão Conteúdo

Publicado em 8 de fevereiro de 2017 às 10h51.

Rio - As tarifas de ônibus urbanos ficaram 2,84% mais caras em janeiro, responsáveis pelo maior impacto sobre a inflação medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). O item contribuiu com 0,07 ponto porcentual para a taxa de inflação de 0,38% no mês.

O ônibus urbano têm um peso de 2,61% na formação do IPCA. Com o elevado reajuste na tarifa em janeiro, os Transportes apresentaram o maior aumento e mais acentuado impacto entre os grupos pesquisados: 0,77%, o equivalente a 0,14 ponto porcentual.

Entre as 13 regiões pesquisadas, as tarifas dos ônibus urbanos ficaram mais caras em oito, especialmente em Brasília (14,75%) e Vitória (15,19%).

Em Brasília, o reajuste de 25% vigorou de 2 a 18 de janeiro, quando foi interrompido e retornou à tarifa anterior por decisão da Câmara Legislativa do Distrito Federal. A partir do dia 28 de janeiro o reajuste de 25% voltou a ser aplicado.

As tarifas dos ônibus intermunicipais também foram reajustadas em quatro regiões. Na região metropolitana de São Paulo, o aumento de 6,65% concedido pela Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU) aos ônibus intermunicipais vigorou de 8 a 11 de janeiro, com suspensão a partir do dia 12.

No caso dos combustíveis, houve elevação de 1,28% nos preços em janeiro: o litro do etanol subiu 3,10%, enquanto o da gasolina aumentou 0,84%.

Ainda assim as despesas com Transportes foram menores do que em dezembro (a alta tinha sido de 1,11%), porque as passagens aéreas passaram de um aumento de 26,29% no último mês de 2016 para uma queda de 7,36% em janeiro.

Acompanhe tudo sobre:IBGEInflaçãoIPCATransporte público

Mais de Economia

Subsídios na China fazem vendas de eletrônicos crescer até 400% no ano novo lunar

Conta de luz não deve ter taxa extra em 2025 se previsão de chuvas se confirmar, diz Aneel

Após receber notificação da AGU, TikTok remove vídeo falso de Haddad

Governo pode perder até R$ 106 bi com renegociação de dívida dos estados, estima Tesouro Nacional