Exame Logo

Aluguel comercial tem redução anual de 4,2% no continente americano

Os aluguéis comerciais estão em queda nos países americanos, com uma redução anual de 4,2%. Entre eles, o Brasil foi o destaque, seguido pelos Estados Unidos. Somente Argentina e México registraram um modesto crescimento. É o que revela a edição 2004 de Business Space Across the World, publicação do escritório europeu da consultoria imobiliária Cushman […]

EXAME.com (EXAME.com)
DR

Da Redação

Publicado em 9 de outubro de 2008 às 11h13.

Os aluguéis comerciais estão em queda nos países americanos, com uma redução anual de 4,2%. Entre eles, o Brasil foi o destaque, seguido pelos Estados Unidos. Somente Argentina e México registraram um modesto crescimento. É o que revela a edição 2004 de Business Space Across the World, publicação do escritório europeu da consultoria imobiliária Cushman & Wakefield.

No levantamento sobre o mercado de escritórios, São Paulo se manteve na 36ª posição entre os valores de locação mais caros, com um custo anual de 228 euros por metro quadrado. A capital paulista está duas posições atrás da Cidade do México (264 euros).

Veja também

Apesar do mercado ter esboçado crescimento no final de 2003, aponta a pesquisa, a capital paulista não melhorou seus índices em função da alta taxa de vacância dos imóveis (21,7%) somada a um significativo aumento de estoque. Por outro lado, regiões como Campinas, São José dos Campos e Sorocaba, no interior de São Paulo, se firmaram como alternativas por causa da infra-estrutura oferecida, afirma a Cushman & Wakefield.

Londres é, ainda, o lugar mais caro do mundo para se alugar um escritório comercial a locação por metro quadrado chega a custar 1 367 euros por ano, 55% a mais que em Paris, a segunda colocada, seguida por Tóquio e Nova York.

Galpões industriais
Londres também lidera a pesquisa no mercado industrial, com aluguel anual por metro quadrado de 245 euros. Em seguida vem Moscou (136 euros), seguido por Dublin, na Irlanda.

Neste ranking, São Paulo caiu três posições e figura em 38º lugar, com um aluguel anual de 35 euros por metro quadrado. Buenos Aires está uma posição à frente, com 22% de crescimento dos valores de locação em 2003.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Economia

Mais na Exame