Acompanhe:

Situação ficou desafiadora após rebaixamento, diz Tombini

"O momento demanda que economia brasileira continue seu processo de ajuste", disse o presidente do Banco Central

Modo escuro

Continua após a publicidade

	Presidente do Banco Central do Brasil, Alexandre Tombini: "O momento demanda que economia brasileira continue seu processo de ajuste"
 (Wilson Dias/Agência Brasil)

Presidente do Banco Central do Brasil, Alexandre Tombini: "O momento demanda que economia brasileira continue seu processo de ajuste" (Wilson Dias/Agência Brasil)

R
Rachel Gamarski, Célia Froufe e Victor Martins

Publicado em 15 de setembro de 2015 às, 15h01.

Brasília - Em sua primeira fala após a agência de classificação de risco Standard & Poors (S&P) rebaixar a nota de crédito do Brasil, o presidente do Banco Central do Brasil, Alexandre Tombini, afirmou que "a situação ficou mais desafiadora após a retirada do grau de investimento pela S&P".

Ele ressaltou que é crucial a necessidade de fortalecimento dos fundamentos econômicos.

Tombini voltou a falar de perseverança e citou o tripé econômico como eficaz e ressaltou que a economia do país precisa continuar "seu processo de ajuste".

"O momento demanda que economia brasileira continue seu processo de ajuste", disse o presidente da instituição durante audiência pública na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado Federal.

Em uma de suas primeiras falas durante a audiência pública, Tombini afirmou que a economia global deve expandir-se a ritmo acima de 3% em 2015.

O ministro ressaltou que as economias emergentes passam por um período de ajuste e citou o cenário mundial.

"O quadro externo tem alimentado incertezas sobre o ciclo de alta de juros nos EUA", afirmou. Para o ministro, esse processo "é complexo e acompanhado de certa dose de volatilidade".

Em relação a países emergentes, como o Brasil, Tombini frisou o impacto da queda do preço das commodities e incertezas relacionadas à China. "Incertezas sobre China, EUA e commodities criam ambiente desafiador para emergentes".

Ao mencionar a Ásia, Tombini lembrou os desafios que a China está vivendo. "Na Ásia, em especial, na China, seguem desafios", ponderou.

Últimas Notícias

Ver mais
Copom não se guia por precificações de mercado para Selic, diz Campos Neto
Economia

Copom não se guia por precificações de mercado para Selic, diz Campos Neto

Há 3 horas

Galípolo: Resiliência no consumo deve persistir com Bolsa Família e queda da inflação
Economia

Galípolo: Resiliência no consumo deve persistir com Bolsa Família e queda da inflação

Há 21 horas

Haddad celebra dados do Caged e espera que o BC não se assuste com número de empregos
Economia

Haddad celebra dados do Caged e espera que o BC não se assuste com número de empregos

Há 22 horas

Como as greves dos funcionários do Banco Central afetam as fintechs
Um conteúdo Bússola

Como as greves dos funcionários do Banco Central afetam as fintechs

Há um dia

Continua após a publicidade
icon

Branded contents

Ver mais

Conteúdos de marca produzidos pelo time de EXAME Solutions

Exame.com

Acompanhe as últimas notícias e atualizações, aqui na Exame.

Leia mais