Economia

Queda dos mercados no Brasil repercute no noticiário internacional

Depois de um período de aparente indiferença em relação ao rumo das investigações de corrupção, investidores demonstraram nervosismo, em parte alimentado por editorial do Financial Times

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de outubro de 2008 às 11h15.

Os mercados financeiros no Brasil começaram a semana com um novo comportamento, diz reportagem do jornal britânico Financial Times. Diferente da relativa serenidade que predominava até então, os investidores demonstraram crescente nervosismo com os desdobramentos do escândalo de financiamento ilegal de políticos.

Um dia antes, o próprio Financial Times contribuiu para o nervosismo com um editorial apontando "bagunça" na atuação do governo Lula.

A Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) caiu 3,39% em real e 5,48% em dólar. O dólar avançou 2,7% sobre o real e fechou o dia cotado a 2,462 reais. Operadores ouvidos pelo FT afirmaram que a demanda por dólares de bancos e corporações aumentou consideravelmente.

"A reação do mercado nos últimos dias ocorre em meio a crescente preocupação de que a crise se espalhe até um ponto em que poderia paralisar o governo e implicar o próprio presidente", diz a reportagem.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Economia

Mercado de trabalho permanece aquecido e eleva desafios à frente

Caged: Brasil criou 232 mil vagas de trabalho em agosto

Pacote de auxílio econômico para companhias aéreas será de R$ 6 bi

Governo autoriza uso de aposentadoria complementar como garantia de empréstimo habitacional