Exame Logo

Proporção de cheques sem fundos cai 6,4% em agosto

Serasa aponta troca de dívidas como razão para recuo da inadimplência; Telecheque detecta aumento do descontrole financeiro como razão alegada para a impontualidade nos pagamentos dos compromissos financeiros

EXAME.com (EXAME.com)
DR

Da Redação

Publicado em 9 de outubro de 2008 às 11h15.

A proporção de cheques devolvidos por mil compensados caiu 6,4% em agosto em relação ao mês anterior. De acordo com o levantamento mensal feito pela Serasa, esse resultado representa um retorno ao patamar de junho, a menor marca do ano.

Nos oito primeiros meses de 2004, o número de cheques sem fundos registrou queda de 1,2% em relação ao mesmo período do ano anterior. Desde 1999, não se verificava queda nesse tipo de comparação. Em agosto, foram compensados em todo o país 180,8 milhões de cheques, dos quais 2,63 milhões foram devolvidos por falta de fundos.

Veja também

Além do ambiente econômico favorável, a Serasa aponta uma migração dos consumidores para a contratação de crédito pessoal, especialmente as operações consignadas em folha de pagamento, trocando dívidas de maior custo por outras com juros menores. Isso, avalia a empresa, contribui para a melhora da renda disponível para consumo.

Outra pesquisa divulgada nesta quinta-feira (23/9) aponta um avanço do "descontrole financeiro" dos consumidores como motivo alegado para a inadimplência. Essa razão foi mencionada por 29% dos entrevistados em agosto. Na pesquisa realizada em julho, esse percentual era de 20%.

A segunda razão alegada para o calote é o empréstimo de folhas de cheque para terceiros. A Telecheque, responsável pelo levantamento, explica que o crescimento da falta de controle financeiro entre julho e agosto está associado às dívidas assumidas nas compras do Dia das Mães e do Dia dos Namorados.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Economia

Mais na Exame