Economia

Produção nacional de orgânicos chega a US$ 100 milhões

O Brasil deve exportar mais de 15 milhões de dólares em produtos orgânicos este ano. A estimativa é da Agência de Promoção de Exportações (Apex). A produção anual de orgânicos brasileira está avaliada em 100 milhões de dólares. Essa busca por alimentos cada vez mais seguros, livres de químicos e focados nas questões ambientais é […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de outubro de 2008 às 11h15.

O Brasil deve exportar mais de 15 milhões de dólares em produtos orgânicos este ano. A estimativa é da Agência de Promoção de Exportações (Apex). A produção anual de orgânicos brasileira está avaliada em 100 milhões de dólares.

Essa busca por alimentos cada vez mais seguros, livres de químicos e focados nas questões ambientais é que está levando o setor a se tornar um dos mais dinâmicos do mercado internacional , disse a gerente da área de orgânicos da Apex, Liliane Rank. Entre os produtos com maior demanda, estão café, açúcar, castanha de caju, mel, frutas frescas, polpa de frutas, sucos, cereais e legumes. A produção brasileira de orgânicos é certificada por empresas reconhecidas internacionalmente e seguem uma série de exigências que permitem identificar a origem e o sistema usado na produção.

Segundo Liliane, a demanda mundial por orgânicos é de 30 bilhões de dólares por ano, com taxa de crescimento de 30%.

No Brasil, a estimativa do governo é de um incremento anual de 15% nas exportações, principalmente para mercados dos Estados Unidos, Europa e Japão, considerados os maiores consumidores. Atualmente, 45 empresas brasileiras, pequenas e médias em sua maioria, atuam no segmento.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Economia

Mercado de trabalho permanece aquecido e eleva desafios à frente

Caged: Brasil criou 232 mil vagas de trabalho em agosto

Pacote de auxílio econômico para companhias aéreas será de R$ 6 bi

Governo autoriza uso de aposentadoria complementar como garantia de empréstimo habitacional