Economia
Acompanhe:

PIB global pode perder o "equivalente à economia do Japão", diz diretora da OMC

Os comentários aconteceram durante coletiva de imprensa sobre comércio e investimento, no Fórum Econômico Mundial, em Davos, Suíça

PIB Global: para recuperar o comércio, a globalização é essencial (Igor Golovniov/Getty Images)

PIB Global: para recuperar o comércio, a globalização é essencial (Igor Golovniov/Getty Images)

E
Estadão Conteúdo

19 de janeiro de 2023, 19h01

A diretora-geral da Organização Mundial do Comércio (OMC), Ngozi Okonjo-Iweala, afirmou nesta quinta-feira, 19, que o produto interno bruto (PIB) global pode perder o "equivalente à economia do Japão" com desglobalização. "Uma de nossas maiores preocupações atualmente é desglobalização e desassociação acontecendo entre vários países. Seria muito prejudicial para o mundo", observou.

Ngozi argumentou que, para recuperar o comércio, a globalização é essencial. Segundo a diretora-geral da OMC, reglobalizar e expandir acordos de comércio internacional pode resolver os problemas de vulnerabilidade nas cadeias de suprimentos, agravados pela pandemia e pela guerra na Ucrânia.

Assine a EXAME e fique por dentro das principais notícias que afetam o seu bolso. Tudo por menos de R$ 0,37/dia.

Os comentários aconteceram durante coletiva de imprensa sobre comércio e investimento, no Fórum Econômico Mundial, em Davos, Suíça.

Acompanhada pelo presidente do evento, Børge Brende, e outros participantes, Ngozi defendeu a necessidade de alcançar um multilateralismo forte, incluindo metas de transição verde, reforçando de forma indireta críticas ao Inflation Reduction Act dos Estados Unidos.