PIB dos EUA cai no 1º trimestre, primeira baixa desde o começo da pandemia

A economia dos EUA encolheu 1,4% no primeiro trimestre de 2022 em termos anualizados
Supermercado na Pensilvânia: mercado previa alta do PIB dos EUA na casa de 1% no trimestre (Getty Images/Hannah Beier/Bloomberg)
Supermercado na Pensilvânia: mercado previa alta do PIB dos EUA na casa de 1% no trimestre (Getty Images/Hannah Beier/Bloomberg)
Por Estadão ConteúdoPublicado em 28/04/2022 11:49 | Última atualização em 28/04/2022 11:51Tempo de Leitura: 2 min de leitura

O Produto Interno Bruto (PIB) dos Estados Unidos registrou inesperada contração de 1,4% no primeiro trimestre deste ano, em termos anualizados. Essa foi a primeira queda trimestral do indicador desde o início da pandemia, em 2020, e veio pior do que a expectativa do mercado.

Conquiste um dos maiores salários no Brasil e alavanque sua carreira com um dos MBAs Executivos da EXAME Academy.

Os números são da primeira leitura do dado, divulgada nesta quinta-feira, 28, pelo Departamento do Comércio americano. Analistas consultados pelo The Wall Street Journal previam alta de 1,0%.

O resultado representa um drástico enfraquecimento em relação ao crescimento anualizado de 6,9% nos três últimos meses de 2021.

VEJA TAMBÉM

O Departamento do Comércio informou também que o índice de preços de gastos com consumo (PCE, na sigla em inglês) subiu à taxa anualizada de 7,0% entre janeiro e março.

Já o núcleo do PCE, que desconsidera preços de alimentos e energia, avançou 5,2% no mesmo intervalo.

Segundo o órgão do governo americano, no primeiro trimestre, a maior economia do planeta foi afetada pelo aumento no número de casos de coronavírus, em meio à disseminação da variante Ômicron.

Assine a EXAME e fique por dentro das principais notícias que afetam o seu bolso. Tudo por menos de R$ 0,37/dia