Exame Logo

"Novo diesel" vai ajudar na valorização da soja, diz Tendências

Segundo a consultoria, a utilização da soja no projeto do "novo diesel" (ou H-Bio), vai ajudar a enxugar a quantidade do produto hoje disponível no mercado

EXAME.com (EXAME.com)
DR

Da Redação

Publicado em 9 de outubro de 2008 às 11h15.

A antecipação do anúncio do novo diesel, feito na semana passada pelo governo federal, deve favorecer a sustentação das cotações domésticas de oleaginosas, principalmente a soja. De acordo com a consultoria Tendências, o surgimento de uma nova utilização para esse tipo de produto vai colaborar para o "enxugamento" da oferta excedente. Com isso, os preços devem subir no médio prazo.

"Para se ter uma idéia, a estimativa de que o H-Bio demandará um volume de 1,2 milhão de toneladas de soja já no início de 2007, o equivalente a 3,8% do consumo doméstico deste grão na última safra", diz o relatório.

Veja também

Na opinião dos economistas da Tendências, o país está na dianteira no que se refere à posse de uma matriz energética com fonte alternativa. O mérito é conseqüência dentre outros fatores, do avanço do emprego de etanol para fins automotivos.

O novo tipo de combustível, batizado de H-Bio, utilizará óleos extraídosde oleaginosas comoa mamona, o girassol, o dendê easoja,reduzindo aimportação de óleo diesel.A mistura será feita diretamente nas refinarias.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Economia

Mais na Exame