Negociação com a Grécia vem progredindo, diz diretora do FMI

Lagarde diz ainda que, mesmo com o avanço, a situação do país é claramente uma difícil

Washington - As negociações entre a Grécia e seus credores internacionais estão progredindo, mas ainda existem desafios, de acordo com a diretora-gerente do Fundo Monetário Internacional (FMI), Christine Lagarde.

"Temos discussões constantes e estamos fazendo algum progresso nessas negociações com as autoridades gregas", disse Lagarde aoa participar da reunião anual do Comitê de Bretton Woods, em Washington. "Mas é claramente uma situação difícil", acrescentou.

Segundo ela, é preciso estar atento à estabilidade econômica e financeira "mas também à responsabilidade com os compromissos que foram feitos com a comunidade internacional".

Enquanto as conversas se arrastam, a Grécia cresce a cada dia o risco de default e até mesmo de saída da Grécia da zona do euro.

Lagarde disse que o FMI sempre pode mostrar flexibilidade em programas de resgate, "mas no final do dia, ele tem a somar". "Nós não somos servos de ideologia política, nós somos os servos da estabilidade financeira e do desenvolvimento econômico", afirmou. 

Obrigado por ler a EXAME! Que tal se tornar assinante?


Tenha acesso ilimitado ao melhor conteúdo de seu dia. Em poucos minutos, você cria sua conta e continua lendo esta matéria. Vamos lá?


Falta pouco para você liberar seu acesso.

exame digital

R$ 12,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser.

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.
Assine

exame digital + impressa

R$ 29,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.

  • Edição impressa mensal.

  • Frete grátis
Assine

Já é assinante? Entre aqui.