Na Turquia, inflação acelera ao maior nível desde 1998

Índice de preços ao consumidor avançou à taxa anual de 85,5% em outubro
Lira turco: na Turquia, inflação acelera ao maior nível desde 1998 (Murad Sezer/Reuters)
Lira turco: na Turquia, inflação acelera ao maior nível desde 1998 (Murad Sezer/Reuters)
E
Estadão ConteúdoPublicado em 03/11/2022 às 10:01.

O índice de preços ao consumidor (CPI, na sigla em inglês) da Turquia avançou à taxa anual de 85,5% em outubro, no maior nível desde junho de 1998, informou a agência oficial de estatísticas do país, Turkstat, nesta quinta-feira.

O resultado marca uma aceleração após a alta de 83,3% em setembro. Analistas consultados pela FactSet previam que o indicador subiria a 85 6%.

Na comparação mensal, o CPI turco avançou 3,5% em outubro ante setembro, após elevação de 3,1% em setembro ante outubro.

Apesar da contínua aceleração inflacionária na Turquia, o banco central do país mantém a política de relaxamento monetário, sob pressão do presidente turco, Recep Tayyip Erdogan.

No mês passado, a instituição cortou a taxa básica de juros pela terceira vez consecutivo, a 10,50%, e indicou que deve terminar o ciclo de cortes em novembro, com nova redução de 150 pontos-base.

Quer receber os fatos mais relevantes do Brasil e do mundo direto no seu e-mail toda manhã? Clique aqui e cadastre-se na newsletter gratuita EXAME Desperta.