Exame Logo

Crédito imobiliário cresce mais de 50%

Segundo a Abecip, 2005 mostrou uma tendência importante: boa parte dos financiamentos têm sido direcionados para novas unidades habitacionais

EXAME.com (EXAME.com)
DR

Da Redação

Publicado em 9 de outubro de 2008 às 11h21.

Apesar de o ano ainda não ter terminado, um setor da economia já pode comemorar um crescimento superior a 50%. Até novembro, o crédito imobiliário somou 4,2 bilhões de reais emprestados, sendo que nos 12 meses do ano passado, o volume de financiamentos ficou em 3 bilhões. Os dados são do Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo (SBPE).

Em comunicado à imprensa,a Associação Brasileira das Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança (Abecip) afirma que2005 vem mostrando uma tendência importante: "o maior volume de contratações destinou-se à construção de novas unidades", uma sinalização positiva sobre mercado imobiliário e também sobre o setor da construção civil.

Veja também

Os empréstimos destinados á construção de novas unidades absorveram 58,4% dos recursos. No mesmo período de 2004, o percentual ficou em 46,4%. "Mais recursos alocados à produção significam a criação de mais empregos na indústria da construção, que absorve principalmente a mão-de-obra menos qualificada, contribuindo tanto para reduzir o déficit habitacional como para diminuir o desemprego."

Poupança

Em novembro, a captação líquida de recursos(depósitos menos retiradas) das contas de poupança dos agentes do SBPE foi positiva em275 milhões de reais, o melhor resultado do ano. No acumulado do ano, entretanto, os saques superaram os depósitos em6,61 bilhões de reais, prevendo-se que parte das perdas seja recuperada em dezembro, mês tradicionalmente favorável às contas de poupança devido ao recebimento do 13º salário. Em 2004, dezembro mostrou resultado positivo de 2,9 bilhões de reais.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Economia

Mais na Exame