Economia

Mercado de trabalho ganha mais mulheres que homens, diz Dieese

feita pelo convênio Dieese/Seade/MTE-FATO nas regiões metropolitanas de Belo Horizonte, Porto Alegre, Recife, Salvador, São Paulo e do Distrito Federal - mostra que a participação feminina cresceu, em média, dois pontos percentuais entre 2000 e 2002. Entre os homens, houve relativa estabilidade da taxa de participação em todas as regiões pesquisadas - com exceção do […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de outubro de 2008 às 11h21.

feita pelo convênio Dieese/Seade/MTE-FATO nas regiões metropolitanas de Belo Horizonte, Porto Alegre, Recife, Salvador, São Paulo e do Distrito Federal - mostra que a participação feminina cresceu, em média, dois pontos percentuais entre 2000 e 2002.

Entre os homens, houve relativa estabilidade da taxa de participação em todas as regiões pesquisadas - com exceção do Distrito Federal, onde houve aumento de 1,5 ponto percentual.

Em 2001, 34 852 764 de mulheres participavam do mercado de trabalho - o que representa 41,9% da população economicamente ativa daquele ano. São 12 milhões de mulheres trabalhando a mais do que na década passada. Em 1990, o percentual de participação era de 35,5%, de acordo com dados da Pesquisa nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), do IBGE.

A maioria das mulheres ocupadas está no setor de serviços, que em 2002 concentrava mais de 50% das trabalhadoras de todas as regiões. Nos setores da indústria - onde tradicionalmente estão os melhores salários - e da construção civil, a população masculina predomina.

Do total de desempregados apontados pela Ped, mais da metade (52%) é mulher e essa proporção é semelhante em todas as regiões analisadas. As taxas de desemprego feminino registradas nos 3 anos são sistematicamente superiores à taxa média de desemprego total. Em 2002, a maior taxa de desemprego feminino foi registrada em Salvador (29,9%) e a menor, em Porto Alegre (17,5%).

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Economia

Mercado de trabalho permanece aquecido e eleva desafios à frente

Caged: Brasil criou 232 mil vagas de trabalho em agosto

Pacote de auxílio econômico para companhias aéreas será de R$ 6 bi

Governo autoriza uso de aposentadoria complementar como garantia de empréstimo habitacional