Exame Logo

Mercadante: corte no Orçamento foi gesto de cautela

O senador Aloizio Mercadante (PT-SP) deu um voto de confiança à decisão do governo de cortar 6 bilhões de reais do Orçamento Geral da União. O contingenciamento foi um gesto de cautela , disse nesta segunda (9/2), em São José dos Campos, durante o lançamento do jato Embraer 190. Mercadante repetiu os mesmos argumentos apresentados […]

EXAME.com (EXAME.com)
DR

Da Redação

Publicado em 9 de outubro de 2008 às 11h12.

O senador Aloizio Mercadante (PT-SP) deu um voto de confiança à decisão do governo de cortar 6 bilhões de reais do Orçamento Geral da União. O contingenciamento foi um gesto de cautela , disse nesta segunda (9/2), em São José dos Campos, durante o lançamento do jato Embraer 190. Mercadante repetiu os mesmos argumentos apresentados pelo ministro da Fazenda Antonio Palocci quando anunciou o contingenciamento, no último 6/2. O governo trabalha com um crescimento do PIB da ordem de 3,5%, enquanto o congresso aprovou o orçamento projetando um crescimento de 4%.

No entanto, na avaliação do senador, se a trajetória do crescimento ficar acima do esperado, o governo poderá liberar os recursos suspensos.

Veja também

O corte de verbas foi anunciado na sexta-feira, ao final da primeira reunião do ano entre Lula e seus ministros. O número ficou acima dos 4 bilhões esperados, mas o corte preservou os 12 bilhões de reais que serão investidos pelo Executivo.

Serão contingenciados o item custeio (manutenção de prédios públicos e gastos com viagens, por exemplo), que perderá 3 bilhões, e as emendas apresentadas por parlamentares, que somam 5,5 bilhões e perderão os outros 3 bilhões.

O valor total do Orçamento deste ano é de 407 bilhões de reais. Para custeio, estavam programados 38 bilhões de reais.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Economia

Mais na Exame