Economia

Lula quer que Petrobras tenha gestão 'com respeito à sociedade brasileira', diz Magda Chambriard

Magda já tinha assumido o cargo em 24 de maio, depois de uma rápida transição após a demissão de Jean Paul Prates do comando da estatal

Magda Chambriard: presidente tomou posse da Petrobras nesta quarta-feira, 19 (Roberto Farias / Agência Petrobras/Divulgação)

Magda Chambriard: presidente tomou posse da Petrobras nesta quarta-feira, 19 (Roberto Farias / Agência Petrobras/Divulgação)

Agência o Globo
Agência o Globo

Agência de notícias

Publicado em 19 de junho de 2024 às 17h55.

Última atualização em 19 de junho de 2024 às 18h04.

Tudo sobrePetrobras
Saiba mais

Magda Chambriard tomou posse nesta quarta, 19, como presidente da Petrobras. O evento aconteceu num auditório do Cenpes, o centro de pesquisa da Petrobras na Ilha do Fundão, Rio de Janeiro.

Ibovespa sobe e recupera os 120 mil antes de decisão do Copom; dólar bate máxima em 18 meses

No discurso de posse, Magda afirmou que Lula 'não quer confusão na empresa': "A missão encomendada pelo presidente foi a de movimentar a Petrobras, que impulsiona o PIB do país; gerir a Petrobras com respeito à sociedade brasileira. E ele disse bem assim: 'Eu tenho grande carinho pela Petrobras, a sociedade brasileira ama a Petrobras e eu também amo. Não quero confusão na empresa'", disse ela.

Magda reforçou que sua gestão está alinhada com a visão do presidente Lula e do governo federal para a petroleira: "Nossa gestão está totalmente alinhada com a visão do nosso presidente Lula e do governo federal, afinal, eles são os nossos acionistas majoritários".

Às vésperas de posse na Petrobras, Magda Chambriard já dá expediente na companhia

A nova presidente da estatal também destacou que irá zelar por "governança e resultados": "Muitos me perguntam o que vamos fazer na Petrobras. E isso está registrado no nosso planejamento estratégico. Isso envolve planejamento para gerar centenas de milhares de empregos. Vamos tornar realidade o que foi planejado", afirmou.

A presidente destacou, ainda, que o convite do presidente Lula para que ela assumisse a presidência a "encheu de orgulho". Ela compartilhou ainda o desejo do presidente de que a estatal afaste eventuais instabilidades.

Magda preside a Petrobras desde maio

Magda assumiu o cargo em 24 de maio, numa rápida transição após a demissão de Jean Paul Prates do comando da estatal.

Na última sexta-feira, a presidente da Petrobras já indicou três novos nomes para a diretoria executiva, incluindo diretor financeiro e diretoras de exploração e de engenharia. Com quatro mulheres de nove membros, a diretoria executiva comandada por Magda terá a maior participação feminina da história da petroleira.

Além de prestigiar a posse de Magda, o presidente Lula deu peso político ao evento, convidando ministros a participarem. Marcaram presença na cerimônia os ministros da Fazenda, Fernando Haddad; de Minas e Energia, Alexandre Silveira; da Casa Civil, Rui Costa; da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos; e da Cultura, Margareth Menezes. O secretário geral da Presidência, Márcio Macedo, também estava presente.

O evento também contou com a presença de técnicos e diretores da estatal, além de membros da FUP.

Acompanhe tudo sobre:PetrobrasMagda ChambriardLuiz Inácio Lula da SilvaGoverno Lula

Mais de Economia

Congelamento de R$ 15 bi no Orçamento será oficializado nesta segunda

Brasil exporta 31 mil toneladas de biscoitos no 1º semestre de 2024

Corte anunciado por Haddad é suficiente para cumprir meta fiscal? Economistas avaliam

Qual é a diferença entre bloqueio e contingenciamento de recursos do Orçamento? Entenda

Mais na Exame