Japão melhora visão para economia pela 1ª vez desde março de 2015

Governo também melhorou sua visão sobre os gastos das famílias, exportações e confiança empresarial

Tóquio - O governo do Japão melhorou sua avaliação geral sobre a economia nesta quarta-feira, ecoando a visão mais otimista do banco central do país, em um sinal de que a atividade pode estar se estabilizando.

O governo também melhorou sua visão sobre os gastos das famílias, exportações e confiança empresarial, dizendo que a mentalidade dos consumidores está melhorando e que as exportações para a Ásia estão se recuperando.

A avaliação melhor do governo foi feita um dia depois de o Banco do Japão ter mantido a política monetária e melhorado sua visão sobre a economia, dizendo que as exportações e a produção estão acelerando.

"A economia está em uma recuperação moderada, embora atrasos na melhora possam ser vistos em algumas áreas", disse o Escritório do Gabinete em seu relatório econômico mensal, na primeira melhora desde março de 2015.

"Uma melhora pode ser vista no consumo privado", apontou o relatório. "À frente, o consumo privado deve acelerar conforme melhoram o emprego e o salário."

O governo também foi mais otimista em relação às exportações, dizendo que ganhos podem ser vistos e que isso deve continuar já que as economias globais se recuperam gradualmente.

Essa foi a primeira melhora em nove meses, contra avaliação das exportações no mês anterior como "amplamente estáveis".

Obrigado por ler a EXAME! Que tal se tornar assinante?


Tenha acesso ilimitado ao melhor conteúdo de seu dia. Em poucos minutos, você cria sua conta e continua lendo esta matéria. Vamos lá?


Falta pouco para você liberar seu acesso.

exame digital

R$ 12,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser.

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.
Assine

exame digital + impressa

R$ 29,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.

  • Edição impressa mensal.

  • Frete grátis
Assine

Já é assinante? Entre aqui.