Economia

Itamaraty coloca aviões para brasileiros no Oriente Médio

Ministério das Relações Exteriores criou também serviço de informações; apenas 4 brasileiros estão no Iraque

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de outubro de 2008 às 11h15.

O Ministério das Relações Exteriores dará assistência à comunidade brasileira no Oriente Médio devido à eminente greve no Iraque. Segundo o Itamaraty, há apenas quatro brasileiros no Iraque, mas eles não querem sair do país.

As embaixadas brasileiras no Oriente Médio Abu Dhabi, Amã, Âncara, Beirute, Cairo, Damasco, Kuaite, Riade, Teerã e Tel-Aviv dão orientações sobre segurança e providências necessárias para a eventualidade de uma decisão pessoal de deixar a região.

A primeira medida do Itamaraty foi orientar os brasileiros que deixem as regiões do conflito e partam para o Cairo, onde aeronaves da Força Aérea Brasileira vão buscar os brasileiros.

Nos dez países, há predominantemente pessoas com dupla nacionalidade, ou então cônjuges de cidadãos locais, com permanência consolidada na região.

"No Iraque, consta apenas a existência de quatro cidadãos brasileiros, que optaram por ficar em Bagdá. Nos países vizinhos, e sobre os quais poderá eventualmente refletir a ação militar contra o Iraque, ou seja, Kuaite, Jordânia e Israel, os planos de contingência elaborados pelas Embaixadas prevêem saída por terra. No Kuaite (189 brasileiros), o deslocamento se efetuaria em direção à Arábia Saudita; na Jordânia (601 brasileiros), a saída seria para o porto de Aqaba; em Israel, em direção ao Egito. As necessárias medidas consulares junto aos governos dos países de trânsito e de destino foram igualmente asseguradas", afirmou o Itamaraty, do Ministério das Relações Exteriores.

Nos demais países da região mais afastados do eventual teatro de operações (Arábia Saudita, Egito, Emirados Árabes Unidos, Irã, Líbano, Síria e Turquia), as embaixadas brasileiras mantêm igualmente contatos com os membros da comunidade brasileira. A embaixada nos Emirados acompanha de perto a situação de jogadores de futebol e familiares no total de 35 pessoas constituindo-se em agrupamento que merece atenção pela inexistência de vínculos locais mais fortes.

Em todos os casos, as Embaixadas estão instruídas a dar todo o apoio possível ao deslocamento, caso necessário, da região de domicílio, para localidades que ofereçam segurança.

Dois aviões da FAB, um Hércules C-130 e um Boeing 707, estão de prontidão no Rio de Janeiro e poderão ser acionados assim que necessário.

O Itamaraty criou um serviço em regime de 24 horas, com plantão diplomático para dar informações sobre a crise. As consultas poderão ser enviadas por e-mail para cat@mre.gov.br, ou por fax (61-411-6016), ou pelo telefone (61-411-6161).

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Economia

Mercado de trabalho permanece aquecido e eleva desafios à frente

Caged: Brasil criou 232 mil vagas de trabalho em agosto

Pacote de auxílio econômico para companhias aéreas será de R$ 6 bi

Governo autoriza uso de aposentadoria complementar como garantia de empréstimo habitacional