- Últimas notícias
- Revista EXAME
- YPO - Líderes Extraordinários
- Exame IN
- Brasil
- Clima
- PME & Negócios
- Exame CEO
- ExameLab
- Bússola
- Casual
- Inteligência Artificial
- Ciência
- Economia
- Colunistas
- Esfera Brasil
- Exame Agro
- Inovação
- Marketing
- Melhores e Maiores
- Mundo
- Mercado Imobiliário
- Net Zero
- POP
- Esporte
- Seguros
- Tecnologia
- Vídeos
- Expediente
Itaipu Binacional recupera US$ 6,5 milhões desviados em caso de corrupção
Segundo a companhia, valor corresponde a uma apólice colocada de forma "totalmente irregular" com fundos de Itaipu
Modo escuro
Itaipu: esquema de corrupção desviou 107 milhões de dólares em recursos da caixa de aposentados e pensionistas da parte paraguaia da administração conjunta (Alexandre Marchetti/Itaipu Binacional/Divulgação)
Publicado em 8 de outubro de 2018 às, 18h00.
Assunção - A Itaipu Binacional, entidade que administra a usina hidrelétrica localizada na fronteira entre o Brasil e o Paraguai, informou nesta segunda-feira, 8, que foram recuperados 6,5 milhões de dólares que tinham sido desviados em um esquema de corrupção que desfalcou, entre 2005 e 2008, 107 milhões de dólares em recursos da caixa de aposentados e pensionistas da parte paraguaia da administração conjunta (Cajubi).
Em comunicado, a direção da parte paraguaia da usina explicou que, com o montante recuperado agora, aumentou para 17,8 milhões de dólares o valor que voltou aos cofres da empresa.
Segundo a Itaipu Binacional, os 6,5 milhões de dólares correspondem a uma apólice colocada de forma "totalmente irregular" com fundos de Itaipu.
O escândalo de corrupção foi descoberto em 2009 e, desde então, estão abertos processos judiciais não só no Paraguai como em Canadá, Reino Unido, Estados Unidos e Guatemala, países para onde o dinheiro foi desviado.
Em 2016, a Justiça britânica aceitou a extradição para o Paraguai do venezuelano Marcelo Barone, um dos 10 conselheiros acusados de fraude e quebra de confiança por desviar mais de US$ 40 milhões da Itaipu Binacional.
Mais lidas em Economia
Últimas Notícias
Branded contents
Conteúdos de marca produzidos pelo time de EXAME Solutions
Com copos de plástico reciclado coletado no litoral brasileiro, Corona estreia no Primavera Sound
Com itens personalizados, Tramontina usa expertise para aproveitar alta dos presentes de fim de ano
Suvinil investe para criar embalagens e produtos mais sustentáveis
Inovação em nuvem e IA: a aposta da Huawei Cloud para o Brasil
Acompanhe as últimas notícias e atualizações, aqui na Exame.