Economia

Inflação no atacado dos EUA cai pela primeira vez em;6 meses

Os preços dos produtos no atacado caíram pela primeira vez depois de seis meses nos Estados Unidos. A queda de 0,3% em novembro, informada nesta sexta-feira (12/12) pelo departamento de trabalho americano, é um sinal de que a retomada da economia americana ainda não provocou um aumento de inflação. Em outubro, os preços chegaram a subir […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de outubro de 2008 às 11h14.

Os preços dos produtos no atacado caíram pela primeira vez depois de seis meses nos Estados Unidos. A queda de 0,3% em novembro, informada nesta sexta-feira (12/12) pelo departamento de trabalho americano, é um sinal de que a retomada da economia americana ainda não provocou um aumento de inflação.

Em outubro, os preços chegaram a subir 0,8% e a expectativa do mercado era de que o comportamento se repetisse no mês seguinte, mas isso não aconteceu, graças a uma queda nos preços dos alimentos, energia e automóveis. No caso dos alimentos, por exemplo, a queda registrada, depois de três meses de aumentos, foi de 0,4%. Para a energia, a queda foi de 1,2%, impulsionada sobretudo por um redução de 4,8% nos preços da gasolina.

Em contraste com essa notícia positiva, o departamento de trabalho americano também informou nesta sexta-feira que o déficit de comércio internacional de produtos e serviços cresceu: de 41,3 bilhões de dólares em setembro, ele foi revisado para 41,7 bilhões de dólares em outubro, resultado de uma importação recorde no valor de 129,7 bilhões de dólares. 

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Economia

Pacote de auxílio econômico para companhias aéreas será de R$ 6 bi

Governo autoriza uso de aposentadoria complementar como garantia de empréstimo habitacional

Desemprego no Brasil cai para 6,6% em agosto, menor taxa para o mês desde 2012

Governo altera regras para destravar crédito de R$ 6 bi a estados e municípios