Exame logo 55 anos
Remy Sharp
Acompanhe:

Indústria cai em abril, com retração em alimentos, máquinas e veículos

Perda de ritmo acontece após alta de 1% em março, quando interrompeu dois meses consecutivos de queda. Setor de produtos alimentícios puxa retração no período

Modo escuro

Fabrica da Malwee em Jaraguá do Sul - SC - Industria Textil - vestuario - roupa - jeans - estamparia - operario - mulher

Foto: Leandro Fonseca
data: 27/04/2023 (Leandro Fonseca/Exame)

Fabrica da Malwee em Jaraguá do Sul - SC - Industria Textil - vestuario - roupa - jeans - estamparia - operario - mulher Foto: Leandro Fonseca data: 27/04/2023 (Leandro Fonseca/Exame)

  • Os dados são da Pesquisa Industrial Mensal, divulgada nesta quarta-feira pelo IBGE.
  • As principais influências negativas vieram de produtos alimentícios (-3,2%), máquinas e equipamentos (-9,9%) e veículos automotores, reboques e carrocerias (-4,6%).

Na quinta-feira, o resultado do Produto Interno Bruto (PIB) no primeiro trimestre mostrou que a indústria patina neste início de ano: variou -0,1% no primeiro trimestre de 2023. O setor ainda não conseguiu superar o pico da produção em 2013. É o único que ainda está abaixo desse patamar.

Dos 25 ramos de atividade investigados pela pesquisa, 16 registraram queda em abril. Segundo o gerente da pesquisa, André Macedo, essa disseminação de resultados negativos não era vista desde outubro do ano passado.

Queda na produção de alimentos e automóveis

Responsável pelo maior impacto negativo no resultado do mês, o setor de produtos alimentícios caiu pelo quarto mês seguido - período em que acumulou uma perda de 7,3%. Segundo o analista da pesquisa, André Macedo, o saldo do setor ainda é positivo, com ganho acumulado de 20%, por conta de três meses consecutivos de avanço.

Em abril, segundo o analista, a queda na produção de açúcar, puxada por um maior volume de chuvas nas regiões produtoras de cana-de-açúcar da região Centro-Sul, atrapalhou o desempenho deste segmento. O que ajudou a conter quedas ainda maiores no ramo de alimentos foi a retomada do setor de carnes de bovinos, após ser afetado pelas restrições de exportação para a China.

O setor de máquinas e equipamentos, por sua vez, caiu 9,9% em abril e eliminou o crescimento de 6,7% observado em março. Já a produção de veículos automotores caiu 4,6%, diante de uma menor produção de automóveis e caminhões, depois de estabilidade nos meses de fevereiro e março.

Créditos

Últimas Notícias

ver mais
Governo pede ao STF que declare emenda dos precatórios inconstitucional
Economia

Governo pede ao STF que declare emenda dos precatórios inconstitucional

Há 9 horas
BNDES aprova financiamento de R$ 10 bilhões para obras do PAC em São Paulo
Economia

BNDES aprova financiamento de R$ 10 bilhões para obras do PAC em São Paulo

Há 10 horas
Governo abrirá edital para renegociação de dívidas tributárias em até 120 vezes
Economia

Governo abrirá edital para renegociação de dívidas tributárias em até 120 vezes

Há 11 horas
Lula afirma que não forçará aplicativos a assinar carteira dos entregadores
Economia

Lula afirma que não forçará aplicativos a assinar carteira dos entregadores

Há 14 horas
icon

Branded contents

ver mais

Conteúdos de marca produzidos pelo time de EXAME Solutions

Exame.com

Acompanhe as últimas notícias e atualizações, aqui na Exame.

leia mais