Economia

IGP-M na segunda prévia de outubro fica em 2,81%

A inflação em outubro mantém a tendência de alta. O IGP-M (Índice Geral de Preços do Mercado), calculado até o dia 20, ficou em 2,81%, contra 1,79% do mesmo período de setembro e 1,73% na comparação com agosto, segundo a Fundação Getúlio Vargas. No acumulado do ano, o IGP-M já subiu 13,64% e na soma […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de outubro de 2008 às 11h15.

A inflação em outubro mantém a tendência de alta. O IGP-M (Índice Geral de Preços do Mercado), calculado até o dia 20, ficou em 2,81%, contra 1,79% do mesmo período de setembro e 1,73% na comparação com agosto, segundo a Fundação Getúlio Vargas.

No acumulado do ano, o IGP-M já subiu 13,64% e na soma dos últimos 12 meses, 15,14%. O IGP-M é composto pelo IPA (Índice de Preços por Atacado), IPC (Índice de Preços ao Consumidor) e INCC (Índice Nacional de Custo da Construção), cujos pesos são de 60%, 30% e 10%, respectivamente.

O índice que mais pressionou o IGP-M no período foi, assim como no mês passado, o IPA, que subiu 4,04%. Em setembro, a alta de 2,55% também fora responsável pela pressão inflacionária registrada pelo IGP-M. Segundo a FGV, nenhum dos itens avaliados que compõem o IPA, IPC e INCC teve variação negativa.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Economia

Mercado de trabalho permanece aquecido e eleva desafios à frente

Caged: Brasil criou 232 mil vagas de trabalho em agosto

Pacote de auxílio econômico para companhias aéreas será de R$ 6 bi

Governo autoriza uso de aposentadoria complementar como garantia de empréstimo habitacional