IFI reduz previsão para inflação e Selic em razão da "elevada ociosidade"

A perspectiva para o IPCA neste ano passou de 3,8% no relatório de abril para 3,5% no do mês de maio. Para a Selic, a estimativa caiu de 6,5% para 6,25%

Brasília - A Instituição Fiscal Independente (IFI) do Senado Federal reduziu suas projeções para a inflação e para a Selic de 2018 em função da "elevada ociosidade da economia", de acordo com relatório divulgado nesta segunda-feira, 7. A perspectiva para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) neste ano passou de 3,8% no relatório de abril para 3,5% no do mês de maio. Para a Selic, a estimativa caiu de 6,5% para 6,25%.

De acordo com o texto, a estimativa para o desempenho do PIB foi mantida em 2,7% "por ora", mas poderá ser reavaliada em breve, com a incorporação do resultado das contas nacionais do primeiro trimestre.

A projeção para o déficit primário do setor público consolidado passou de 2,06% para 1,96%. "As metas ficais mostram-se factíveis este ano, mas desafiadoras a partir de 2019", completa o texto.

Obrigado por ler a EXAME! Que tal se tornar assinante?


Tenha acesso ilimitado ao melhor conteúdo de seu dia. Em poucos minutos, você cria sua conta e continua lendo esta matéria. Vamos lá?


Falta pouco para você liberar seu acesso.

exame digital

R$ 9,90/mês

  • Acesse onde e quando quiser.

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.
Assine

exame digital + impressa

R$ 29,90/mês

  • Acesse onde e quando quiser

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.

  • Edição impressa mensal.

  • Frete grátis
Assine

Já é assinante? Entre aqui.

Atenção! A sua revista EXAME deixa de ser quinzenal a partir da próxima edição. Produziremos uma tiragem mensal. Clique aqui para saber mais detalhes.
Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.