Economia

Folha de pagamento da indústria é a maior;em um mês de janeiro

Segundo o IBGE, trajetória de desaceleração iniciada em outubro foi interrompida com o resultado do primeiro mês de 2005, o melhor;janeiro desde o início da pesquisa, em 2001

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de outubro de 2008 às 11h22.

A folha de pagamento real do pessoal ocupado na indústria alcançou o patamar mais elevado para os meses de janeiro desde o início da pesquisa de emprego industrial, realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) desde 2001. Houve alta de 6,2% em relação a dezembro de 2004, já descontadas as influências sazonais.

Segundo o instituto, o resultado pode ser explicado principalmente pelo pagamento de benefícios como férias. Além disso, o recuo da inflação afetou positivamente o valor real dos salários. A inflação medida pelo IPCA baixou para 0,58% em janeiro, ante 0,86% em dezembro de 2004.

Confirmando a tendência de alta, houve avanço de 1,7% no valor real da folha de pagamento entre os trimestres encerrados em dezembro e janeiro. Esse crescimento interrompe uma trajetória de desaceleração iniciada em outubro. No acumulado nos últimos doze meses, o crescimento da renda é de 8,8%.

Houve um leve crescimento no emprego entre dezembro e janeiro, de 0,4%, quebrando uma série de dois meses de baixa. No acumulado dos últimos doze meses o aumento dos postos de trabalho na indústria é de 2,2%.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Economia

Coisas assim levaram ao impeachment de Dilma, diz Meirelles sobre desconfiança com contas públicas

Mercado de trabalho permanece aquecido e eleva desafios à frente

Caged: Brasil criou 232 mil vagas de trabalho em agosto

Pacote de auxílio econômico para companhias aéreas será de R$ 6 bi