Economia

Expectativa do consumidor cai 4,8% no primeiro trimestre, diz CNI

O Índice Nacional de Expectativa do Consumidor (INEC) do primeiro trimestre de 2004 caiu 4,8% em relação ao resultado de dezembro de 2003. O dado foi divulgado nesta quinta-feira (1/4) pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), que apura o índice em parceria com o Ibope. A entidade atribuiu a queda de confiança ao surto inflacionário […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de outubro de 2008 às 11h14.

O Índice Nacional de Expectativa do Consumidor (INEC) do primeiro trimestre de 2004 caiu 4,8% em relação ao resultado de dezembro de 2003. O dado foi divulgado nesta quinta-feira (1/4) pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), que apura o índice em parceria com o Ibope.

A entidade atribuiu a queda de confiança ao surto inflacionário dos primeiros três meses deste ano, à interrupção na trajetória de redução da taxa de juros e à crise política do governo.

Em relação ao primeiro trimestre de 2003, entretanto, o índice subiu 2,4% e, segundo a CNI, é ainda um dos mais altos desdea sua criação, em maio de 1996. Ainda assim, a entidade diz em nota que "muito embora ele ainda esteja num patamar elevado, fica claro que não há ainda um sentimento generalizado dos consumidores de retomada do crescimento.

Segundo a CNI, todos os indicadores que compõemo INEC apresentaram queda em relação ao último trimestre de 2003, com exceção do medo do desemprego, que se manteve estável.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Economia

Governo altera regras para destravar crédito de R$ 6 bi a estados e municípios

Pobreza atingiu 52,9% da população argentina no primeiro semestre

BC monitora impacto das bets na inadimplência, diz Campos Neto

Ipea revisa projeção de inflação pelo IPCA de 4% para 4,4% em 2024