- Últimas notícias
- Revista EXAME
- YPO - Líderes Extraordinários
- Exame IN
- Brasil
- Clima
- PME & Negócios
- Exame CEO
- ExameLab
- Bússola
- Casual
- Inteligência Artificial
- Ciência
- Economia
- Colunistas
- Esfera Brasil
- Exame Agro
- Inovação
- Marketing
- Melhores e Maiores
- Mundo
- Mercado Imobiliário
- Net Zero
- POP
- Esporte
- Seguros
- Tecnologia
- Vídeos
- Expediente
Dívida pública sobe pelo 10º mês seguido e chega a 90,7% do PIB
De acordo com a Instituição Fiscal Independente, endividamento deve chegar a 93,1% do PIB no fim do ano
Modo escuro
A relação dívida/PIB é a maior da série histórica do BC iniciada em dezembro de 2006 (Paulo Whitaker/Reuters)
Publicado em 30 de novembro de 2020 às, 10h19.
A dívida pública brasileira registrou o décimo crescimento mensal seguido em outubro e atingiu 90,7% do PIB, de acordo com as estatísticas do Banco Central (BC). A relação dívida/PIB é a maior da série histórica do BC iniciada em dezembro de 2006.
O endividamento vem subindo desde janeiro, mas acelerou a partir de março, já com os primeiros impactos da crise da Covid-19 na economia e a consequente necessidade de aumento dos gastos.
Em janeiro, a relação dívida/PIB estava em 76,2% e subiu em todos os meses desde então, passou a marca dos 90% pela primeira vez na história em setembro e chegou a 90,7% em outubro, ou R$ 6,57 trilhões. O aumento foi de 14,5 pontos percentuais só neste ano.
A preocupação com a trajetória da dívida pública causou conflitos entre a equipe econômica na última semana. Depois do presidente do BC, Roberto Campos Neto, dizer que o governo precisava mostrar que tinha um plano para cuidar da situação fiscal do país, o ministro da Economia, Paulo Guedes, respondeu, dizendo que o governo tinha um plano e que Campos Neto sabia disso.
Depois desse mal-estar, ambos conversaram e, segundo interlocutores, a relação entre os dois estava “tranquila”. Campos Neto chegou a dizer que o evento estava superado.
A Instituição Fiscal Independente (IFI), órgão ligado ao Senado, projeta que a dívida continue crescendo e termine o ano em 93,1% do PIB. Já o FMI espera que a dívida chegue a 101,4% no fim de 2020. Em outubro, o governo estimou que a dívida poderia passar dos 100% em 2025.
A estatística considera a dívida pública bruta, que compreende o governo federal, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e os governos estaduais e municipais. O dado é acompanhado de perto pelo mercado financeiro para medir a capacidade do país de pagar suas dívidas, o chamado nível de solvência.
Últimas Notícias
Branded contents
Conteúdos de marca produzidos pelo time de EXAME Solutions
Veículo de luxo financiado? Entenda por que essa pode ser uma boa opção
ApexBrasil reúne investidores e governos em fórum no Itamaraty
Como a Suvinil tem reciclado o resto de tinta que você não usa
Bastidores da produção sustentável do cacau viram série no Globoplay com Rodrigo Hilbert
Acompanhe as últimas notícias e atualizações, aqui na Exame.