Economia

Copom prevê juros altos por longo período

O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC) surpreendeu o mercado nesta quinta-feira (23/12) com a sinalização de maior aperto monetário. A posição rigorosa do BC em relação à taxa básica de juros do país ficou clara na ata da última reunião do Copom, quando a Selic foi elevada, pela quarta vez consecutiva, […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de outubro de 2008 às 11h14.

O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC) surpreendeu o mercado nesta quinta-feira (23/12) com a sinalização de maior aperto monetário. A posição rigorosa do BC em relação à taxa básica de juros do país ficou clara na ata da última reunião do Copom, quando a Selic foi elevada, pela quarta vez consecutiva, de 17,25% pata 17,75%.

"A combinação de etapas adicionais desse processo de ajuste com um período suficientemente longo de manutenção dos juros após a sua conclusão deverá reduzir de forma significativa a probabilidade de que a trajetória futura da inflação se desvie dos objetivos estabelecidos para a atuação da política monetária", afirma o texto da ata.

O objetivo do BC com isso é garantir a convergência da inflação para a meta ajustada em 2005. Acertada inicialmente 4,5%, com uma margem de tolerância de 2,5 pontos percentuais para cima ou para baixo, ela foi alterada em setembro, quando o BC decidiu trabalhar com o objetivo de 5.1%. 

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Economia

Pacote de auxílio econômico para companhias aéreas será de R$ 6 bi

Governo autoriza uso de aposentadoria complementar como garantia de empréstimo habitacional

Desemprego no Brasil cai para 6,6% em agosto, menor taxa para o mês desde 2012

Governo altera regras para destravar crédito de R$ 6 bi a estados e municípios