Exame Logo

China colhe resultados ambíguos de política de disciplina do crescimento

E países europeus avançam mais que o esperado no primeiro trimestre

EXAME.com (EXAME.com)
DR

Da Redação

Publicado em 9 de outubro de 2008 às 11h14.

Na comparação com mesmo mês do ano passado, a produção industrial chinesa de abril cresceu 19,1%, pouco abaixo do resultado da comparação de março deste ano com março de 2003, de 19,4%. Com isso, a China vê o terceiro mês consecutivo de queda, ainda que pequena, no indicador, como noticia o americano The Wall Street Journal .

Como resultado do esforço do governo para  desacelerar o crescimento chinês a uma velocidade administrável, o crédito cresceu, em abril, 0,3 ponto percentual abaixo do resultado de março, de 20%. O The Wall Street Journal acrescenta que o governo central está orientando autoridades locais e bancos a coibir investimentos nos setores automotivo, siderúrgico e imobiliário.

<

Veja também

p align="left">Assim, o crescimento nas áreas de cimento e aço desacelerou no mês, mas intensificou-se o ritmo em geração elétrica e produção de carvão. Além disso, as medidas do Banco Central para reduzir a disponibilidade de moeda ainda não surtiram efeito pelos dados do final de abril, contrariando as expectativas e causando quedas nas bolsas de valores chinesas.

Zona do Euro

Foram divulgados os resultados trimestrais de expansão do Produto Interno Bruto das economias da Alemanha, França, Itália e Holanda, todos acima das expectativas (veja tabela). Os dados da economia da zona do euro como um todo serão anunciados sexta-feira (14/5).

País
Previsão
(em %)
1º trimestre de 2004 / 4º trimestre de 2003
(em %)
Alemanha
0,3
0,4
França
0,5
0,8
Itália
0,2
0,4
Holanda
0,26
0,4
Acompanhe tudo sobre:[]

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Economia

Mais na Exame