Economia

Brasil vai discutir entrada na Opep+ em reunião no dia 18, diz ministro de Minas e Energia

Conselho Nacional de Política Energética analisará adesão ao grupo de países produtores de petróleo

A declaração foi dada a jornalistas nesta quarta-feira (Lucas Amorim/Exame)

A declaração foi dada a jornalistas nesta quarta-feira (Lucas Amorim/Exame)

Agência o Globo
Agência o Globo

Agência de notícias

Publicado em 5 de fevereiro de 2025 às 21h03.

Tudo sobreAlexandre Silveira
Saiba mais

O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, afirmou que o Conselho Nacional de Política Energética (CNPE) discutirá a entrada do Brasil na OPEP+, grupo que reúne países produtores de petróleo não integrantes da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP).

A declaração foi dada a jornalistas nesta quarta-feira, 5. Durante sua fala Silveira destacou que a adesão à organização pode ser estratégica para a economia brasileira.

"É muito importante, nesse momento em que o Brasil voltou a dialogar com o mundo globalizado. Isso é fundamental para a nossa economia. E volta a dialogar com a pluralidade, com a heterogeneidade que têm as regiões no mundo inteiro. Que a gente participe desses fóruns de discussão, que nos permitem avançar, em especial na visão estratégica de desenvolvimento econômico com sustentabilidade e resultados sociais, que é o que buscam as nações", destacou o ministro.

O convite para o Brasil integrar a Opep+ surgiu há mais de um ano. Em novembro de 2023 o governo brasileiro informou que estaria analisando o convite para entrar no grupo. A confirmação ocorreu durante a viagem do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) à Arábia Saudita, por ocasião da cúpula do clima em Dubai. No entanto, a decisão gerou críticas, pois o evento tinha como foco a busca por alternativas aos combustíveis fósseis, como o petróleo, carvão mineral e gás natural.

De acordo com Silveira, a entrada do Brasil na OPEP+ ainda está em fase de avaliação pelo governo. O CNPE será o responsável por analisar os impactos da adesão e definir a diretriz do Ministério de Minas e Energia sobre o tema.

Acompanhe tudo sobre:Alexandre SilveiraPetróleo

Mais de Economia

'Estamos tirando de quem tem muito', diz Lula sobre mudanças no Imposto de Renda

União Europeia quer evitar enxurrada de alumínio em seu mercado com barreiras tarifárias nos EUA

Imposto de Renda: estados se mobilizam para evitar perda de arrecadação com aumento da isenção

Senado avança em projeto sobre 'reciprocidade' tarifária