BC da Turquia corta taxa de juros após tentativa de golpe

BC da Turquia decidiu reduzir taxa de juros para concessão de empréstimos overnight, de 9% para 8,75% após tentativa frustrada de golpe militar no país

São Paulo - O Banco Central da Turquia decidiu hoje reduzir a taxa para concessão de empréstimos no overnight, de 9% para 8,75%, após reunião de política monetária.

Por outro lado, a taxa para a tomada de empréstimos no overnight permaneceu em 7,25%. A principal taxa de juros, a de recompra em uma semana, também ficou inalterada, em 7,5%.

A decisão marcou o quinto mês consecutivo em que o BC turco cortou o teto para seu corredor de juros e veio após o governo de Ancara frustrar uma tentativa de golpe militar, na última sexta-feira.

Desde então, o governo turco já prendeu cerca de 7,5 mil suspeitos de participação no golpe, incluindo 6 mil militares.

Analistas consultados pelo The Wall Street Journal estavam divididos antes da decisão do BC da Turquia, com alguns prevendo corte de 0,25 a 0,50 ponto porcentual na taxa para concessão de empréstimos e outros apostando em estabilidade de todas as taxas.

Na esteira da tentativa de golpe, o BC turco realizou no domingo uma reunião de emergência com bancos e afrouxou algumas condições do mercado.

As medidas incluíram o reforço da oferta de liquidez ao setor bancário, operações de liquidez intraday com juro zero e o relaxamento de exigências de garantia para algumas operações no mercado aberto.

Com informações da Dow Jones Newswires.

Obrigado por ler a EXAME! Que tal se tornar assinante?


Tenha acesso ilimitado ao melhor conteúdo de seu dia. Em poucos minutos, você cria sua conta e continua lendo esta matéria. Vamos lá?


Falta pouco para você liberar seu acesso.

exame digital

R$ 12,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser.

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.
Assine

exame digital + impressa

R$ 29,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.

  • Edição impressa mensal.

  • Frete grátis
Assine

Já é assinante? Entre aqui.