Exame Logo

Ata do Copom, Tesouro e nível de emprego: fundamentos suficientes?

O mercado financeiro brasileiro que depois de um início de semana mais calmo retomou altas do dólar e do risco-país desta terça-feira segue nesta quarta-feira (26/06) em busca de novas referências para os negócios. Estamos esperando o momento em que os fundamentos econômicos tenham maior peso do que o descontrole causado pelo cenário político , […]

EXAME.com (EXAME.com)
DR

Da Redação

Publicado em 9 de outubro de 2008 às 11h15.

O mercado financeiro brasileiro que depois de um início de semana mais calmo retomou altas do dólar e do risco-país desta terça-feira segue nesta quarta-feira (26/06) em busca de novas referências para os negócios. Estamos esperando o momento em que os fundamentos econômicos tenham maior peso do que o descontrole causado pelo cenário político , afirma um analista de São Paulo.

Dois motivos influenciaram negativamente o risco brasileiro e o elevaram, de novo, para a vice-liderança mundial: o resultados ruim das contas externas brasileiras, divulgado ontem, que indicou uma forte queda do investimento estrangeiro no país, e o rumor político de que o candidato do PSB à presidência, Anthony Garotinho, desistiria da disputa e se coligaria a Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Veja também

Para hoje, notícias econômicas não faltam. O banco Central divulga a ata da última reunião do Comitê de Política Monetária (Copom), além de nota sobre juros e spread bancário referentes ao mês de março. A previsão do Lloyds TSB é de que o estoque total de créditos fique em torno de 34 bilhões de reais, confirmando a tendência de leve alta.

Notícias positivas também são esperadas do Tesouro Nacional, que divulga o resultado primário do governo central (de maio). Ainda de acordo com a expectativa do Lloyds TSB, o saldo deverá ser positivo em 3,5 bilhões de reais. A arrecadação dos fundos de pensão vem garantindo o bom resultado fiscal , afirmam os analistas da instituição.

Por fim, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) anuncia a taxa de desemprego referente ao mês de maio.

No cenário internacional, os destaques são para os Estados Unidos, que divulgam as taxas de vendas de imóveis novos e pedidos de bens duráveis (ambas do mês de maio).

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Economia

Mais na Exame