Após 18 anos, EUA realizam 1º embarque de petróleo para a Arábia Saudita

De acordo com dados, os EUA exportaram cerca de 550 mil barris para a Arábia Saudita em junho

Os Estados Unidos enviaram um carregamento de petróleo para a Arábia Saudita em junho, segundo dados divulgados na quarta-feira pelo Departamento de Censo norte-americano, no que aparenta ser a primeira entrega desde que a proibição dos EUA a embarques da commodity terminou, em 2015.

De acordo com os dados, os EUA exportaram cerca de 550 mil barris -- ou 18,3 mil barris por dia -- para a Arábia Saudita em junho. A Administração de Informação sobre Energia (AIE) não possui registros de exportação de petróleo para os sauditas.

Dados do Departamento de Censo apontam um minúsculo carregamento de 1 mil barris para a Arábia Saudita em 2002, ocorrido em meio à proibição de quatro décadas às exportações.

O volume da carga de junho é menor que o que ocuparia a menor classe de navios-tanque, os Aframax. Operadores disseram que é possível que o carregamento seja parte de uma exportação direcionada a outro país.

Não há registros de embarques de petróleo dos EUA para a Arábia Saudita no mecanismo de monitoramento de navios do Refinitiv Eikon.

A Arábia Saudita é uma das maiores fornecedoras de petróleo dos EUA, tendo enviado cerca de 1,2 milhão de barris por dia da commodity em maio para os norte-americanos, maior nível em três anos, resultado de uma breve guerra de preços entre sauditas e russos.

Obrigado por ler a EXAME! Que tal se tornar assinante?


Tenha acesso ilimitado ao melhor conteúdo de seu dia. Em poucos minutos, você cria sua conta e continua lendo esta matéria. Vamos lá?


Falta pouco para você liberar seu acesso.

exame digital

R$ 12,90
  • Acesse onde e quando quiser.

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.
Assine

exame digital + impressa

R$ 29,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.

  • Edição impressa mensal.

  • Frete grátis
Assine

Já é assinante? Entre aqui.